domingo, 22 de dezembro de 2019

Lion

História real. Saroo é um indiano de cinco anos numa região pobre que vive buscando alternativas para sobreviver junto com seu irmão mais velho. Vive numa pequena cidade, numa favela, e não é alfabetizado. Um dia decide que já é grande o suficiente para ir com o irmão em um trabalho noturno um trem de longa distância até uma cidade em outra região. Ao chegar na estação, ele adormece em um banco e o irmão mais velho vai em busca de algo e não volta mais. Ele se vê perdido. Não sabe o que fazer. Passa fome. Alguém resolve ajuda-lo e consegue um asilo.
Algum tempo depois um casal australiano chega para adota-lo. O caso é maravilhoso, amoroso, capaz de fazer tudo para dar uma nova vida ao sofrido Saroo. Ele vai ter uma vida digna na Austrália.
O casal adota um outro filho também indiano, mas de temperamento completamente diferente e bastante difícil. O amor do casal é o mesmo.
Sarro fica adulto e na faculdade de publicidade conhece uma linda jovem por quem se apaixona.
Tudo está perfeito, mas ele quer saber do seu passado, da sua mãe, do seu irmão. Mas ele não tem ideia de onde veio. O nome da cidade não existe, pois ele não sabe pronunciar corretamente. Usa o google Earth para montar um mapa de sua possível trajetória.
tudo isso escondido de sua mãe australiana, para não magoa-la.
Até que finalmente, quase desistindo, ele descobre o lugar e vai até lá. Numa conversa com a mãe adotiva, ela disse que poderia ter filho, mas ela o marido acham injusto gerar um filho com tanta criança sofrendo abandonada. E que apoiaria tudo que o filho desejasse.
Ele vai à India, encontra a mãe e a irmã mais nova. O irmão morreu na noite que ele se perdeu.
Anos depois as duas mães se encontram.
O filme é meio chato no início, mas os dramas são reais e empolgantes.
Dav Patel faz Lion (Saroo na verdade deveria ser Sheru que significa Lion)
Nicole Kidman é a mãe australiana

Le fille inconnoue (A garota desconhecida)

Filme françês. Ela é médica. Uma paciente tenta atendimento fora do horário, mas ela não atende. A polícia chega no dia seguinte e informa que a garota foi encontrada morta e foi vista pelas cameras de segurança tentando entrar lá. A médica fica com remorso. Resolve descobrir mais.
O filme conta tudo pela visão dela, numa ótima interpretação, mostrando o seu envolvimento com os pacientes e seu problemas de saúde e pessoais. Filme com cinematografia básica bastante adequada ao enredo
Direção de Jean Pierre e Luc Dardenne
Atriz: Adele Haenel.


domingo, 24 de novembro de 2019

15h17: to Paris



Assisti esse filme sem saber do que se tratava e sem saber do diretor e dos atores. Apenas desconfiei que seria de um caso real que ouvi falar. Não sabia do desfecho, dos atores e de quem era o filme. Sou fã do Clint! Ele se supera.

Os personagens são os próprios atores. Só isso é credito de coragem ao diretor.

As cenas da Italia são supérfluas

As cenas da escola são clichês mas ajudam na estória.

Acho que as cenas do trem poderiam ser mais retratadas.

Sinopse

- três amigos de infância que estão em ferias na europa, pegam o trem de Amsterdam para Paris onde houve um atentado terrorista- um maluco armado com 300 balas em um AK

A filme conta toda a estória deles desde a infância, problemas com a escola e o fortalecimento da amizade.

Adrift (Vidas a deriva)

Filme drama-romatico com dois atores estrelas dos jovens. Mas é baseado em estória real e sempre vale a pena. Acho que a direção e produção deixam a desejar com cena fracas e mentirosas.
Sinopse: Filme começa com o barco à deriva e ela sozinha lutando sobre o que fazer... Mas logo o filme volta para quando temi chega ao Tahiti e conhece Richard.
Menina de San Diego, CA, resolve ir ao Tahiti viver a vida... trabalhando no porto de veleiros acaba conhecendo Richard, velejador inglês com viagens ao redor do mundo. O filme mostra o romance nascendo nas paisagens lindas do Tahiti.
No vai e vem das cenas do barco afetado pela tempestade, ela começa, de forma desesperada ainda, a consertar as coisas no barco para sobreviver.
As cenas do romance quando se conheceram são empolgantes.
Aí, de volta ~a deriva, ela vê alguém ao longe... tenta e aproxima o barco... consegue se aproximar.... resgata ele (????). Ele está ferido, mas ela vai ajuda-lo  a se recuperar ...
Nas cenas antigas, o filme explica o motivo da viagem e o compromisso que eles assumem.
Mas o fato... (spoiler), ele morreu no acidente. O resgate dele foi alucinação dela, ms que a ajudou na sobrevivência por 41 dias
Ela é atriz de A culpa é das estrelas e ele de Com eu era antes de vocês.

Director:

 Baltasar Kormákur

Writers:

 Aaron Kandell (screenplay by), Jordan Kandell (screenplay by)  | 3 more credits »

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Jackie

Filme narra os dias de Jackeline Kennedy imediatos ao assassinato de JFK. A linguagem é bastante dramática com uma interpretação um tanto exagerada de Natalie Portman que soma-se a música e cinematografia

domingo, 10 de novembro de 2019

Minha fama de mau

Filme biográfico sobre a carreira de Erasmos Carlos, o "meu"amigo de Roberto Carlos. Não tinha talento para música, mas conseguia compor alguns improvisos que viraram hits. Não é um roqueiro raiz como se pensava e o filme não mostra nada de mais profundo ou ideológico como é comum nos roqueiros.

sábado, 9 de novembro de 2019

The art of racing in the rain (Meu amigo Enzo)

Dramalhão envolvendo um cão (o filme é contado por ele) seu dono, um piloto de carros bom de chuva (fã de Senna), sua esposa e filha. A mulher morre de câncer e os avós querem a sua guarda. Filme bobão para fãs de cachorro, de filmes de perda de ente querido, disputas pela guarda...

The Dawn Wall

Excelente filme/documentário sobre a escalada da parede do El Captain por Thommy Cadwell e seu parceiro KJ. História verdadeira, com drama, bem contada e uma aula de escalada de uma forma muito clara e transparente.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Playing it cool (deixa rolar)

Comédia romântica. Um roteirista quer escrever um filme de ação, mas ele precisa antes escrever uma comédia romântica. Logo ele que nunca se apaixonou. Ele possui 3 amigos e uma amiga (que gosta dele). Todos um tanto excêntricos. O filme é leve com o personagem principal narrando seus pensamentos para os expectadores. Muitos clichês mas divertido. Com Chris Evans e Michele Monaghan

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

To the Wonder (Amor Pleno)

Reconheci que o filme era de Terrence Malick (a árvore da vida). Em alguns momentos achei que já tinha assistido, mas não lembrava de quase nada. Assisti como pela primeira vez.

Mas decobri aqui que já tinha deixado minhas impressões neste blog. Minha memórias está um desastre.

domingo, 25 de agosto de 2019

The Great Hack

Documentário sobre como a Cambridge Analytics, a SCL e os dados do Facebook foram usados para manipular as eleições do Brexit (Leave.eu) e do USA 2016. Tem como foco o professor David Carroll a Jornalista Carole e a funcionária da CA Brittany Kaiser.
O doc é dinâmico que boas alternância da linha do tempo, mas sem exagero, boas narrativas centradas em poucos personagens, ilustrações de dados interessantes.

Saul fia (o filho de Saul)

Os horrores do campo de concentração nazista na perspectiva de um judeu que é obrigado a ajudar a levar os presos para as câmaras de gás, ao fogo e depois jogas a cinzas no rio. O drama é contado sem uma narrativa maior e limita-se a tentativa do protagonista de tentar encontrar um rabino para enterrar uma criança que ele diz ser seu filho. A estética é com a câmera colada no ator, nas suas costas quando caminha e no seu rosto quando introspectivo ou dialogando. Todo o filme pela sua perspectiva e sem grandes planos. Quase em cores, numa paleta de tons de verde, e sem grandes planos, no formato 3:4

sábado, 24 de agosto de 2019

Maudie (sua vida e Sua Arte)

Biografia de uma artista canadense que sofre de artrose. Diretora canadense com Sally Hawkins (A forma da água) e Ethan Hawke. Filme suave em uma pacata cidade litorânea da Nova Escócia, bela fotografia e excelente interpretações. Música de fundo doce e suave como o filme e a personagem.

Ela sobre de artrite, mas não é invalidade, fuma e tem um talento nato para pintura naïve. Desprezada pelo irmão que a coloca para viver com a tia que a proíbe de frequentar o bar da cidade. Ao visitar uma loja um homem bronco vendedor de peixes e lenha coloca um anuncio de que precisa de uma empregada. Ela candidata-se e aceita em troca de moradia comida e 15 cenas. Ele é muito pobre e vive numa pequena casa. Dormem na mesma cama por falta de lugar, sem sexo, e fica falada na cidade amante "escrava". Ele continua grosseiro e a trata como escrava.

Ela começa a fazer suas pinturas em paredes, cartões e pedaços de madeira. É descoberta por uma vizinha que pede para ela enviar pinturas para NY. Ele concorda que podem vender as pinturas lá na casa na beira da estrada. Ela fica conhecida e uma reportagem na TV e Nixon quer uma pintura sua.

Ele vai se tornando mais dócil. Aceita casar-se, separam-se por uns dias... ela descobre sobre sua filha.
O cigarro lhe causa um efisema e não resiste.

domingo, 18 de agosto de 2019

Lady Bird

Filme adolescente sobre a menina pobre (media baixa) estudando em escola católica, suas desavenças com a mãe dura, mas elas se amam, um pai que perde o emprego, o irmão casal em subemprego, e ela sonhando uma boa universidade em NYC. Descobre o amor com os colegas e vive os conflitos de meninas de sua idade. Filme bobo, mas não fica clichê nem chato.

Sicario (Sicario - terra de ninguém)

Policial americana (Emily Blunt) é convidada a ser voluntária em uma ação combinada de DEA e CIA para cruzar fronteira do Mexico e matar um chefe de tráfico que vem matando famílias na cidade de Juarez. Mas isso só vamos descobrindo aos poucos. Benicio Del Toro é um ex-traficante que quer vingar a morte de mulher e filha. Ele é a forma que a policia americana tem para fazer algo fora da lei, apenas oferecendo um apoio de inteligência, logístico e operacional. A policial Kate é o lado ideológico e sensível nisso tudo,  do lado do expectador. Tem uma continuação

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Litte Italy

Filme canadense extremamente bobo de dois jovens de famílias italianas que se conhecem desde criança morando no bairro Little Italy. Quando jovens adultos, ela está em Londres e ele ainda no mesmo bairro. Ela volta para uma visita. As duas famílias estão brigadas e concorrem pela melhor piza, em duas casas vizinhas. Previsível e bobo, eles vão se juntar, ao final, claro.

Mamma mia 2!

Um filme para trazer  de volta a alegria e as belas paisagens das ilhas gregas. A estória é retomada em dois núcleos - a sequencia da filha, casada, reinaugurando o hotel de sua mãe, já falecida (que pena!) onde convida todos: seus três pais, amigos, etc. No outro núcleo que vai sendo contado em paralelo, uma jovem rebelde decide viajar de Londres, para Paris e depois para Grécia. Ao longo conhece e dorme como três rapazes. É a estória da mãe, protagonista da primeira parte.

Io sonno l'amore (Um sonho de amor)

Filme italiano (estiloso) de uma família italiana rica, burguesa, em Milão e suas relações amorosas. A matriarca vai se apaixonar pelo sócio do filho. A filha é homossexual. Filme de arte italiano. Não gostei.

domingo, 7 de julho de 2019

My Cousin Rachel

Filme inglês baseado em clássico de Daphene du Mourie passado aparentemente no interior da Inglaterra (cornuália). Rapaz órfão é criado por um tutor junto com o primo Ambrose que vai para Florença em busca de um clima mais ensolarado e lá se casa com a prima Rachel. Comunicando-se por cartas, numa época de luz de velas e transporte em cavalos e carruagens, ele recebe um pedido de ajuda para ir até Florença. Chegando lá sabe que o primo já está morto de câncer na cabeça. Ele desconfia e acha que a prima é responsável. Retornando à Inglaterra ele decide que vai investigar. A prima chega à casa onde ele mora que é de propriedade do falecido do primo. Mas Rachel é sedutora e ele se apaixona a ponto de decidir transferir a propriedade par ao nome no dia de seu aniversário, quando ele herdaria tudo do primo, e a presenteia com todas as joias. Ele a pede em casamento nesse dia, mas ela se recusa. Já há algum tempo ele vinha se sentindo doente e descobre um bilhete do primo em uma roupa que indica que estava sendo envenenado por um chá. O primo é avisado que ela parece ser uma charlatã interessada apenas no dinheiro. O final é um tanto esquisito... ela sai para cavalgar e se suicida num abismo.

É um filme com atores razoáveis, cenário bem trabalhados, figurinos dentro do esperado, narrativa linear, mas um roteiro fraco. Filme modesto, sem grandiosidade. A qualidade da imagem que eu assisti estava muito ruim e isso pode ter prejudicado. O fato de ser uma refilmagem de um livro conhecido na Inglaterra pode ter influenciado o roteiro adaptado.

sábado, 6 de julho de 2019

The Master (O mestre)

Três grandes atores, todos indicado ao Oscar por este filme: Joachim Phoenix, Phillip Seymour Hoffman e Amy Adams. O escritor e diretor é Paul Thomas Anderson que gosta de filmes surpreendentes com personagens erráticos ou com algum distúrbio mental. Passa-se no pós-guerra. Dessa vez Freddie, o personagem de Joachim, é um viciado em sexo e em bebida (álcool e outras substâncias que ele produz artesanalmente). Depois de pular de emprego em emprego e de mulher para mulher, bebado entra em um barco onde está acontecendo um casamento abençoado pelo líder de uma seita em ascenção (A causa) liderada por Lançaster Dodd. Ele acaba sendo convidado a participar e a se inserir. O filme faz uma crítica à seita, numa crítica a cientologia, mostrando como os discursos e técnicas são vazios. Mesmo assim a sedução à Freddie não se completa completamente.
O filme tem ótimas interpretações, algumas cenas impactantes, mas é um filme CHATO, sem emoção, sem nos levar a embarcar na história. É uma crítica forte à sociedade e às seitas.

Real - O plano por trás da história

O filme conta a história do plano real centrada no arrogante e egocêntrico Gustavo Franco, a quem o filme atribui a criação. Os demais da equipe são considerados coadjuvantes. O filme é fraco com a história e toma o partido do plano e do seu criado.

Mas o filme tem seu valor na excelente interpretação de Emilio e nas técnicas cinematográfica. O filme conta a história pelos diálogos bem escritos e pequenos fatos complementares desaliviam as questões econômicas sem fugir do enredo principal. Alguns diálogos em monumentos de Brasília são clichês mas ajudam a embelezar o filme,

Call me by your name (Me chame pelo seu nome)

Ganhou o Oscar de roteiro adaptado por James Ivory. O filme se passa durante o verão no interior da Italia com belas paisagens de uma casa de campo e pequena vila. Uma família multicultural e multilíngue recebe um intelectual americano de 30 anos para passar uma temporada com o professor patriarca da família. O filho é um talentoso pianista que está iniciando um namoro com uma menina local. Mas sua paixão mesmo vai ser o americano. Uma amor que vai sendo descoberto e correspondido lenta e sutilmente. E de uma forma natural que acaba sendo aceito por todos. Mas foi um amor de verão que ao fim o americano volta para casa e tempos depois casa-se com uma mulher.

domingo, 9 de junho de 2019

Red Sparrow

Filme de espionagem USA-Russia de Francis Lawrence com Jennifer Lawrence.
Roteiro: Ela é bailarina do Bolshoi, mas é trapaceada pelo par que força uma queda para perder a carreira e abrir espaço para a namorada. Ela então vai perder sua moradia e auxilio para a mãe que tem dificuldade de locomoção. Seu tio, integrante do serviço Secreto russo consegue uma missão para ela. Ela se sai bem e ele a indica para ser uma Sparrow, espiã que usa o sexo para seduzir os envolvidos. O objetivo é descobrir que é o oficial russo que colabora com os americanos.

Filme tem a narrativa clássica de filmes de espionagem com umas pitadas de sensualidade e sexo. Ele é linear, fotografia básica e boa trilha sonora.

Gosto da interpretação de JLw

Rocketman

Biografia de Elton John. O filme começa ele fantasiado (roupa de show) chegando para o AA onde conta que é viciado e começa a contar sua vida.
A primeira metade é bem empolgante e vai crescendo até ele se tornar o astro e começar uma grande carreira. Na segunda metade fica mais monótono com seus vícios e todo o dinheiro que ganha.
Acho que o ator não é tão carismático e não atrai. Os demais atores também.

domingo, 26 de maio de 2019

Mother! (Mãe!)

Filme com Jennifer Lawrence e Javier Barden. Conta ainda com participação de Ed Harris e Michelle Pfeifer., dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro). O filme se passa na casa do casal. as cenas têm estilo terror suspense em um roteiro sem muito nexo. Ela vive com o marido que é um escritor em crise de criação e de repente aparece um homem que é convidado para se hospedar. No dia seguinte, chega sua mulher e no dia seguinte os filhos. Ela parece o tempo todo estar psicologicamente abalada e aterrorizada. As coisas começam a sair do controle. Toda a família é expulsa.
Daí o casal na tranquilidade decide ter um filho.
Ele ele consegue escrever o poema. Todo o mundo vem até a casa para idolatra-lo. Ele quer a veneração. Ela se assusta. Todos invadem a casa e todos os espaços. Ela vai ter o filho. Ela tem o filho. Querem rouba-lo.
A metáfora: ELE é Deus. Ela a Natureza. O filho Jesus. A primeira família Adão e Eva e Caim e Abel. O povo é a humanidade que invade e explora a natureza.

domingo, 19 de maio de 2019

Three billboards outside Elbbin, Missouri (Três anúncios para um crime)

Drama! Cidade pequena e um crime não desvendado. Uma mãe quer exigir que as autoridades tomem providências e coloca três anúncios em outdoor numa estradinha. Bons atores e um roteiro que você nunca saber como os personagens vão agir ou reagir. O filme não tem um desfecho, mas o telespectador sabe quem foi o criminoso no final... ou acha que sabe.

sábado, 18 de maio de 2019

The Post (A Guerra Secreta)

Muito bom filme, com Meryl Streep e Tom Hanks como proprietária e editor-chefe do The Washington Post,  e direção de Steven Spilberg.

O filme é intenso para um drama baseado em diálogos contando os bastidores de publicar um vazento de documentos secretos do governo sobre a guerra do Vietnam. Os documentos foram encomendados pelo secretário de estado Bob Macnamara e revelavam que era uma guerra perdida que não deveria estar sendo continuada. Mas o governo de Nixon insistia. No maior, o filme conta a ascensão do Washington Post.

Filme: Muito fortemente baseado nas boas interpretações, quase um teatro, Cinematograficamente apenas alguns ângulos  diferenciados. O atores e o roteiro são o filme. O roteiro desenrola-se na decisão de publicar ou não informações secretas do governo para o bem da população.

Sinopse: Um veterano de guerra tem as informações - relatórios - de que a guerra do Vietnam é inviável. Ele relata ao secretário Bob. Não surte efeito e ele resolve vazar para o NYT, que acaba sendo processado pelo governo. Mas o filme trata do Washington Post, ainda um jornal familiar e local, liderado pela personagem de Meryl Streep. Tom Hanks é o seu editor chefe. Um dos repórteres tem acesso às mesmas informações que vazaram. Mas a dona do jornal WP é amiga do Bob Macnamara. E aí, publicar ou não?

Impressões:
- o filme retrata bem o que foi a impressa no século 20, todo o processo de coleta, redação, edição e impressão, e nos mostra o quanto tudo mudo agora.,

- o filme mostra como o WP deixou de ser familiar e local para ser um protagonista anti-Nixon

- o filme retrata a história recente dos presidentes e as relações do governo com a imprensa.



domingo, 5 de maio de 2019

Cem escovadas antes de dormir

Filme italiano baseado no livro/diário de uma jovem, Melissa, que descreve sua descoberta da sexualidade. Amiga de Manu, vai visitar um grupo de amigos ricos numa bela casa com piscina. Daniele é um cara esnobe que pede para ela beijar... o seu penis. Ela fica apaixonada por ele, mas ele nunca mais deu bolas a ela, mesmo na mesma escola. Melissa vive com a mãe com quem discute muito e avó paterna com quem tem grande afeição. Após ser abusada por Daniele, ela decide usar a sedução e o sexo para se vingar de vários homens. Tempos depois seu diário é lido em sala de aula e mais adiante sua mãe descobre. Tenta o suicídio, mas sobrevive e vai morar com o pai.

Lolita

Filme de Stanley Kubrick com roteiro do autor do livro Lolita. Bem diferente do que eu esperava...
O filme é em preto-e-branco com James Mason, Sue e Peter Sellers. O filme já está datado mas apresenta técnicas interessantes que cria o drama psicológico do personagem principal (o professor) e a tensão de que algo vai acontecer. A história trata de...
 "Humbert é um professor europeu que se muda para um subúrbio americano e aluga um quarto da solitária viúva Charlotte Haze. Humbert se casa com Charlotte, mas é obcecado por sua filha adolescente, a graciosa Lolita. Após a morte súbita de Charlotte, Humbert passa a acreditar que tem Lolita só para si."
O final é surpreendente.

sábado, 9 de março de 2019

Moonlight

Filem de arte, com boa fotografia, belas cores, roteiro simples e eficiente, com cenas complementando as poucas falas para contar a estória.
A trajetória de um jovem negro, criado em um bairro negro de Miami, filho de mãe viciada em crack. A estória é contada em três fases. 1. Little, infância que mostra ele rejeitado pela mãe viciada e quase adotado por um traficante que, por caso, fornece para a sua mãe. 2.Chiron, seu nome verdadeiro, mostra a fase na escola, ainda franzino e assustado, sofrendo bullying, e descobrindo o amor por um colega. Esse colega é instigado por outros a bater nele. Como vingança, no dia seguinte, ele entra na sala de aula, pega sua cadeira, e atinge o mentor da gangue por trás, matando-o. Ele vai preso. 3. Black, traficante de droga, com carrão e dentes dourados, em Atlanta. Sua mãe está internada em uma casa de repouso para viciado. Kevin, o cara com que se relacionou, liga e diz que gostaria de ve-lo. Ele vai. Visita a mãe e se encontra com Kevin.

Battle of the Sexes (Guerra dos Sexos)

O filme retrata um momento na vida de Billie Jean King, numa excelente caracterização por Emma Stone, tenista de sucesso nos anos 70 numa luta pelos direitos das mulheres e a descoberta de uma paixão por uma mulher, cabeleireira.
Boa interpretações, caracterização dentro do esperado, roteiro previsível.
O filme destaca a luta dela contra a federação americana que não pagava os mesmos prêmios às mulheres e as demais conquistas feministas. O lado romântico do filme vem com a atração por uma cabeleireira que inicia um romance proibido. Ela é casada.
Mas o filme centraliza-se no desafio proposto pelo excêntrico, extrovertido e viciado em aposta, Bobby Riggs, interpretado por Steve Carrell. O jogo, divulgado fortemente pela mídia, é a disputa pela igualdade de gênero, mesmo considerando que no esporte, homens são normalmente mais fortes que mulheres. Ao mesmo tempo mostra o avanço das transmissões de TV e o uso do merchandising no esporte

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Roma (assisti em três episódios no Netflix em fevereiro de 2019)

Filme de arte do premiado Alfonso Cuaron (Gravity). O eclético diretor faz um filme autoral, passado no México e nos anos 70, contando a história de uma empregada que serve a um família de classe média. Filme em P&B, imagens estática com câmera fixa, trilhos e gruas em tomadas demoradas. , Os conflitos sociais e políticos da época. O jeito de viver da época e do local. Mas é filme lento, maçante e não envolve. Mas vale assistir.

All the Way (até o fim)

Filme de história política feito para TV, baseado em peça, conta os meses desde que Lyndon Johnson assumiu a presidência após a morte de Kennedy e sua luta para vencer as eleições seguintes. Na ocasião, a luta pelos direitos civis, particularmente o direito dos negros, é uma importante luta política que o presidente precisou enfrentar no negociando com o congresso e com M.L. King, representando os movimentos de liberdade e direitos dos negros. Excelente atuação de Bryan Craston, bons diálogos, tensão sendo mostrada nas falas e na interpretação.

José Aldo, Mais forte que o mundo (em 16/2/19)

História da trajetória de Jose Aldo, lutador brasileiro de MMA, desde sua adolescência em Manaus à vitória na Inglaterra quando reconquistou o título e conquistou o reconhecimento no mundo inteiro. Boa produção e atuação dos diversos atores (José Loreto, Paloma, Cléo Pires, Claudia Ohana). Roteiro e cinematografia excelentes.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Get Out (Corra)

Drama, Suspense, Ficção e Ação... é nessa sequência podemos dividir este roteiro original.

No início o cativante casal de um negro (Chris) com uma jovial e alegre e branca Rose tem o clima de uma comédia romântica. Eles vão visitar os pais dela numa bela mansão de interior a beira do lago. Ele é bem recebido com diálogos bem interessantes

O suspense inicia com o comportamento dos dois empregados negros. À noite, ao levantar para fumar, cenas de suspense acontecem com os empregados aparecendo de surpresa e depois ele entrando numa sessão de hipnose com a mãe de Rose. De manhã ele não sabe se foi sonho.

Uma festa para os brancos ricos da região mostra o racismo disfarçado da maioria das pessoas. Apenas um negro com o comportamento estranho -- agindo como um branco. O comportamento dos empregados é estranho. O jardineiro acha Rose adorável mostrando muita afeição.

Chris tem um amigo que é agente da TSA. Ele liga e comenta sobre as coisas estranhas. O amigo desconfia e agindo como detetive começa a desconfiar.

Durante a noite seguinte ele resolve ir embora, é impedido pela família. Sofre um golpe e acorda numa sala preso. Numa TV, uma pessoa explica que irão fazer um transplante cerebral nele.

Começa a ação com ele lutando para escapar...

Ao final do filme, espera-se que ele vai ser acusado de ter matado toda a família de brancos... mas não ocorre nada

Fences (Um limite entre nós) - em 17/1/19

Drama de teatro adaptado e estrelado por Denzel Washington e Viola Davis. O filme passa na casa da família e foca nos conflitos familiares que sofrem os que são pobres e negros. A estória conta os dramas de milhares de famílias do mundo ocidental e poderia ser em qualquer lugar. A questão não é ser negro em si (não é o foco do filme) mas ser marginal numa sociedade e ser pobre.

O filme segue o estilo teatral e conta toda a história em diálogos e não em cenas de ações, quase todo no mesmo cenário - a sala da casa e o quintal - envolvendo o casal, os 2 filhos, o irmão demente de Troy, e um amigo de trabalho.

Troy é lixeiro, casado com uma esposa dedicada, um filho músico que não mora mais em casa e um mais novo que quer ser jogador de basquete. Ao longo do filme as estória dele vai sendo relembrada nas conversas. Ele já foi presidiário e tentou ser jogador de baseball, mas já estava velho quando pode ir para a liga. Ele é lixeiro e todo o dinheiro que recebe entrega para a mulher. Mas não quer abrir mão de sua autoridade e machismo e quer controlar o que o filho mais novo deve fazer: abandonar o basquete e trabalhar. Isso gera uma das principais tensões do filme.

Ao final (spoiler) sabe-se que ele tem uma amante e terá um filho com ela. Ela morre no parte e ele fica com a responsabilidade de criar. A filha é bem recebido pela esposa que não aceitou que ele teria uma amante e não se considera mais esposa. Seis anos depois ele morre.


domingo, 13 de janeiro de 2019

Genius (O mestre dos genios)

A estreita relação entre um escritor genial (Thomas Wolfe, interpretado por Jude Law) e seu editor Maxwell Perkins (também editor de Ernest Hemigway e Scott Fitzgerald). Ele é um escritor verborrágico e hiperativo, produzindo livros com milhares de páginas, que precisa ser moldado pelo editor. A estreita relação atrapalha o relacionamento de Max com a família e a do escritor com sua namorada (casada acho) interpretada por Nicole Kidman.
Bom filme