sábado, 18 de maio de 2019

The Post (A Guerra Secreta)

Muito bom filme, com Meryl Streep e Tom Hanks como proprietária e editor-chefe do The Washington Post,  e direção de Steven Spilberg.

O filme é intenso para um drama baseado em diálogos contando os bastidores de publicar um vazento de documentos secretos do governo sobre a guerra do Vietnam. Os documentos foram encomendados pelo secretário de estado Bob Macnamara e revelavam que era uma guerra perdida que não deveria estar sendo continuada. Mas o governo de Nixon insistia. No maior, o filme conta a ascensão do Washington Post.

Filme: Muito fortemente baseado nas boas interpretações, quase um teatro, Cinematograficamente apenas alguns ângulos  diferenciados. O atores e o roteiro são o filme. O roteiro desenrola-se na decisão de publicar ou não informações secretas do governo para o bem da população.

Sinopse: Um veterano de guerra tem as informações - relatórios - de que a guerra do Vietnam é inviável. Ele relata ao secretário Bob. Não surte efeito e ele resolve vazar para o NYT, que acaba sendo processado pelo governo. Mas o filme trata do Washington Post, ainda um jornal familiar e local, liderado pela personagem de Meryl Streep. Tom Hanks é o seu editor chefe. Um dos repórteres tem acesso às mesmas informações que vazaram. Mas a dona do jornal WP é amiga do Bob Macnamara. E aí, publicar ou não?

Impressões:
- o filme retrata bem o que foi a impressa no século 20, todo o processo de coleta, redação, edição e impressão, e nos mostra o quanto tudo mudo agora.,

- o filme mostra como o WP deixou de ser familiar e local para ser um protagonista anti-Nixon

- o filme retrata a história recente dos presidentes e as relações do governo com a imprensa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário