quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

The Intern (Um senhor estagiário)

Robert de Niro e Anne Hathqway fazem ótima interpretações num filme engraçado e leve. Diversão garantida para adultos. Ele é um gentleman bem resolvido aos 70 anos de idade, viuvo, que procura algo para preencher a sua vida. Surge uma oportunidade numa empresa de moda online (e-commerce) dirigida por Jules (Anne). Ele é a experiência em perfeição e sempre gentil e disposto a ajudar a todos. Ela tem a crise no casamento e na gestão da empresa. A relação entre eles é o que normalmente ocorreria em uma comédia romântica, mas cujo final é (ainda bem) cada um encontrando o seu caminho de amor e todos felizes para sempre.

Trishna

Filme de um diretor inglês (de Blackburn) sobre um caso de paixão na India entre um inglês de origem indiana e o filho de um dono de rede hoteleira e uma moça pobre do interior (Rajastão). É um filme bem linear, com cenas que mostram o interior e as cidades da India, mas com uma visão ocidental do romance. A trajetória de romance não é glamourosa, com muitas idas e vindas e um final trágico.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

San Andreas

Filme catastrofe com um personagem estilo super-herói e muitos efeitos inacreditáveis. Roteiro mais do que previsível

A 100 passos de um sonho

Filmes de comida e chefes de cozinha na moda? Esse é mais um deles. Imigrantes indianos que possuem restaurantes em Londres resolvem abrir um restaurante no interior da França. De cara sofrem preconceito dos franceses, particularmente dos funcionários e da senhora dona de um restaurante estrelado Michelin. Mas o talentoso filho do dono do restaurante indiano vai trabalhar para ela...

Um filme humano, com poesia, romance, intrigas e um caso de talento e sucesso

domingo, 20 de novembro de 2016

Word and Pictures

Clive Owen and Juliette Binoche são professores de uma high school ensinado inglês e artes, respectivamente. Ele é alcoólatra e ela sofre de artrite reumatoide. Filme de escola tem sempre aquela questão de motivar os alunos que vão se superar no fim. O filme ainda tem o clichê de um professor alcoólatra que vai fazer besteiras até se recuperar e ser feliz com a professora adoentada.

Joy

Jennifer Lawrence é uma mãe dotada de um talento criativo desde a sua infância. Vivendo em uma família desajustada com uma mãe noveleira e o pai começando um bem sucedido terceiro casamento com Isabela Rosseline, ela é a encarregada de tudo nesta família e mal consegue pagar as contas. Ela cria um esfregão inovador e tenta vender num programa de TV de vendas onde encontra (pelo terceiro filme) Bradley Cooper. A luta para o produto vingar é grande.

Wild (Livre) - em novembro 2016

Filme de Jean-Marc Vallé que foi roteirista de Dallas Buyer's Club, estrelando Reese Witherspoon e Laura Dern. Sheryl decide fazer uma caminhada pela Pacific Trail, uma das mais desafiadoras trilhas. Ao longo do início da caminhada, imagens de flashback vão contando sua vida e os motivos que a levarão a fazer essa caminhada. Filme é baseado numa estória real com roteiro do inglês Nick Hornby. Interessante, mas não acrescenta muita coisas

domingo, 30 de outubro de 2016

Bourne Identity

Finalmente vendo a trilogia que acabou de ter um quarto episódio. Típico thriller-ação com um herói que atira bem, luta rápido e forte, inteligente e "imortal". Ele é agente da CIA, mas de uma CIA que tem um projeto secreto que é um esquadrão da morte para matar um presidente africano não desejado. Neste primeiro filme, a missão dá errado (ainda não sabemos disso) e ele começa como um naufrago resgatado por um barco de pesca com dois tiros nas costas. Ele não lembra de nadaA unica pista é algo implantado na bunda que contem a indicação de um banco na suiça e uma conta. Ele então começa a pegar algumas pistas sobre quem ele é o que fazia, mas tudo ainda é mistério. Como tem passaporte americano, vai até o consulado quando descobre que querem pega-lo (Por que?). Na siada encontra uma mulher (Franka Potente) que já tinha visto dentro do consulado. Foge com ela. E depois vão até Paris. Resolvem fugir para o interior, onde tentam mata-los. Ele volta só para o Paris com o plano de pegar os que estão tentando matá-lo... que são os que deram a missão a ele, mas como ele fracassou, precisaria ser eliminado. Mas não conseguem e o filme termina com ele encontrando se amor nas ilhas gregas.

Enfim, não sou muito fã destes filmes, mas esse tem menos tipos e explosões que a maioria. E ele viaja muito... dá para passear pela Europa.

sábado, 29 de outubro de 2016

Burnt (Pegando fogo)

O bonitão Bradley Cooper em mais um papel de piradão! Desta vez ele é um chef talentoso que trabalhou em um restaurante em Paris, mas algumas coisas deram erradas. Ele era viciado e fudeu com tudo! Ele então chega em Londres querendo ser o melhor. Michelin 3 estrelas. Contrata alguns ex-parceiros e os atuais melhores. Mas sua personalidade é bem complicada. E grita com todos e leva as coisas a dar errado. Mas todos o tempo todo concordam que ele é melhor. Tem dívidas com drogas. O dono do restaurante gosta dele. E outros aspectos que poderiam ser melhor explorados.

O filme retrata a cozinha de uma forma interessante. Acho que reflete bem. Mas a limpeza e iluminação são exageradas, o que permitiu uma bela fotografia.

O filme termina com a estabilização do que seria a vida normal que o bonitão precisava.




sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Victoria

Victoria é uma jovem recem chegada em Berlim, não fala alemão e vai divertir-se um club. Ao ir no banheiro ela ver um grupo de jovens bêbedos que tenta e não consegue entrar no club. Entendiada ela pega a bicicleta para ir embora e encontra os caras ao lado de fora e resolver beber uma cervejas nas ruas com elas. Ao amanhecer, ela é chamada para dirigir o carro para leva-los para fazer um serviço.

O filme é cinematografado praticamente com a câmera na mão colocando o espectador como um dos integrantes do grupo de personagens, vivenciando cada momento com eles.

Spotlight (Segredos Revelados) em 14/10/16

Ganhou o OScar de melhor filme em 2016. Os bastidores dos reporteres e editores do jornal Boston Globle ao descobrir o "sistema" da igreja católica que acobertava padres pedófilos. Roteiro bem tramado, diálogos excelentes e bons atores.

domingo, 16 de outubro de 2016

Run Lola Run (Corra Lola Corra)

Levei 18 anos para assistir esse filme. No seu lançamento ele foi muito badalado, mas não tive oportunidade de encontra-lo em VHS ou DVD. Um dia passou na Globo e felizmente não assistir. Dublado, sem HD e sem Dolby não valeria a pena.

Filme alemão criativo e inovador. ágil embalado pela música e câmeras "flutuantes" inovadoras para época. O roteiro se redefine em três versões da mesma estória em busca de um final feliz (um pouco de reflexão de que tudo é estória e decisão de quem escreve.

A estória é simples. Ele está enrascado devido a um dinheiro que deve a um gansgter que é perdido num trem de metro e fica nas mãos de um mendigo. Ele tem 20 minutos para entregar o dinheiro e pede ajuda a Lola que vai fazer três tentativas para conseguir o dinheiro e chegar a tempo.

Tom Tykwer é genio diretor, roteirista, compositor

Franka Potente corre, tem boa interpretação e ainda canta, fora do filme, as embaladas músicas. O ator também é bom, bem expressivo.


sábado, 15 de outubro de 2016

One for the money (Como agarrar meu ex-namorado)

Comédia policial. Stephanie precisa de dinheiro e consegue um trabalho como caçadora de recompensa, entregando procurados à polícia. Sua missão é capturar seu ex-namorado e encontra diversas situações de perigos. Não valeu muito a pena.

Ricky and The Flash - em 1/10/16

Um diretor premiado (J. Demme) dirigindo uma multipremiada atriz (M Streep) teria que ser um filme. Não é. Ricky é uma coroa que canta numa banda decadente em bares decadentes. Abandonou a familia, marido e 2 filhos, para viver a vida na banda. A filha que nunca se recuperou tentou o suicidio e ela volta para a cidade natal, onde a família vive, e reflete sobre o que deixou para trás. A família já está bem estruturada, a nova esposa e nova mãe já controla tudo. Não há muito o que fazer


domingo, 2 de outubro de 2016

Everest

Filme aventura tragédia baseado em fatos reais. A escalada no Everest virou uma grande negócio turístico. Só que não é para amadores.  O filme conta a estória do grupo de Rob que liderou um grupo  onde nem todos voltaram.

domingo, 25 de setembro de 2016

Grace of Monaco

Nicole Kidman interpreta Grace Kelly indecisa sobre voltar a atuar e os deveres do trono. O filme se passa durante uma crise política entre a França e o Principado. Ela passa a ser protagonista.

O filme é fraco tecnicamente, embora a estória seja interessante. Poderia ter roteiros e fotografias melhores.

Some Kind of Beautiful (Ensina-me o amor)

Filme muito hilário, ou melhor greia. O professor de literatura romantica em Cambridge mulherengo apaixona-se pela aoluna bem mais jovem, americana.  Ele também conhece a irmã mexicana (Selma Haydek) Seu pai também ex-professor foi traido pela mulher e nunca firmou-se com nenhuma. O professor resolve ir para a California viver com a sua namorada que recebeu um bela casa numa praia ensolarada na California, onde criam o filho Jack. Mas não demora, ela o trai por um garotão.

O filme é muito hilário, anti-hipocrisia, e lida bem com o jeito feliz, despojado e vazio dos californianos em comparação com a frieza e a intelectualidade dos ingleses.

(coisas belas e sujas)

Filme inglês de Stephen Freas sobre o underground dos imigrantes de Londres. O carismático ator, que faz o papel de um imigrante Nigeriano ilegal trabalha num hotel chique onde encontra um coração humano na privada. Ele descobre de roubo de orgãos humanos que ocorre no hotel. A vida dele não é facil. Alem de trabalhar no hotel, ele dirige taxi ilegais e chupa paus para ganhar trocados. Divide um apartamento com uma outra imigrante (Audrey Tautou) que está sendo perseguida pela policia da imigração. Eles resolvem então botar um plano para conseguir dinheiro com o transplante de orgãos e deixar o UK. Muito bom filme.

domingo, 18 de setembro de 2016

Love & Mercy (The Beach Boys)

O filme conta a fase de problemas mentais de Brian Wilson do The Beach Boys. A estória é contada em duas linhas: o inicío e o final dos problemas; interpretados por dois atores. (to be continued)

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Liberal Arts (Histórias de Amor)

Um ex-aluno de uma universidade de Ohio, 35 anos, apaixonado por literatura, recebe um convite de um ex-professor para comparecer a um cerimônia. Lá ele revisita seu passado de estudante, revê antigos professores e locais, e conhece um estudante de 19 anos. Ele volta a NY amizade se aprofunda e ele volta para reencontra-la. O antigo professor não aceita que vai aposentar-se e diz que estar cercado por jovens de 19 anos a vida toda faz sentir-se sempre com essa idade. A antiga professora de literatura inglesa por quem o jovem tinha uma admiração pela aula e pelo ser corpo é hoje uma amargurada. O relacionamento com a jovem aprofunda-se e ela gostaria de perder a virgindade com ela. Nops! Muita responsabilidade... eles rompem. Ele volta a NY e conhece, na biblioteca, uma mulher da mesma idade com quem planeja envelhecer.

É um filme singelo sobre o medo e as vantagens de envelhecer.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Paper Towns (Cidades de Papel)

Filme adolescente que se passa em Orlando com jovens de uma high school. Megan é vizinha de Quentin (Q) desde a infância. Ele tem uma paixão por ela, mas que nunca foi namoro. Um dia, no final da high school, ela o convida para uma noite de aprontação. Era uma vingança contra uma traição do namorado, uma noite maluca, engraçada e memorável. E ela some no dia seguinte. Ele descobre que ela deixou várias pistas e junto com os amigos ele vai tentar descobrir onde ela está.
SPOILER: Ele identifica o local pelas pista e vai junto com os amigos numa on the road buca-la. Mas o final não é o esperado. Eles não ficam juntos para sempre.

Dark Places (Lugares Escuros)

Filme drama-mistério-suspense de uma menina, Libby,  que teve a familia assassinada supostamente pelo irmão que confessou e eles são os únicos sobreviventes. Após 28 anos, um clube de interessados em casos dramáticos-misteriosos não acredita que a estória esteja esclarecida e convida Libby para descobrir o que aconteceu de verdade. O filme se desenrola mesclando cenas do passado para entendermos a pessoas envolvidas e com o presente na tentativa de desvendar o caso. O roteiro conta  tudo como um ziper no qual as duas linhas independentes vão se encontrando, encaixando e fechando.
É um filme B, mas Charlize Theron, linda, mostra que é atriz para qualquer papel. A angustiada Libby não deixa de transparecer o drama de sua vida durante o filme inteiro.

domingo, 17 de julho de 2016

Still Alice

Julianne Moore em uma fantastica interpretação de uma professora da Columbia University que aos 50 anos é diagnosticada com Alzheimer. Ela é bem casada e tem três lindos filhos. O filme mostra o seu autoconhecimento da doença até perder o controle e passar a ser cuidada pela filha.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crazy. Stupid. Love

Filme de separação e conflitos e confusões entre novos namoros filhos, encontros e desencontros. Steve Carrell recebe a notícia que a mulher quer o divorcio e o traiu. A baby sitter do casal, 17 anos,  é apaixonada por ele, mas seu filho de 13 anos é apaixonado por ela. Após ser traído, ele encontra um don juan pegador que transforma o seu visual (mas não a sua babaquice). E esse pegador acaba pegando e se apaixonando por sua filha mais velha.

Palo Alto

Filme de adolescentes. Namoricos, desentendimentos, maconha, festinhas... perda da virgindade e James Franco, autor e produtor do filme, quer pegar a linda April (Emma Roberts)

domingo, 15 de maio de 2016

21 grams

Uma forma inovadora de contar uma estória de cinema (Guilhemo Arriaga). As cenas vão e voltam. Não se sabe quando é a linha principal, o passado e o depois. Mas se espera que a estórias irão se cruzar. Cristina (Naomi Watts) é casada com duas filhas. Jack (Benicio del Toro) também e tem um casal. Paul sofre do coracão e está terminal precisando de um transplante.  E sua mulher que engravidar. Jack é um "looser" e por azar atropela e mata a familia de Cristina. O coração do marido vai para Paul que se interessa em conhece-la e se apaixonam. E querem a vingança... matar Paul, mas ...

The Interview (A entrevista)

Comédia debochada (levemente inspirada em Sacha Baron Cohen e SeBBnaoCase) com James Franco e Seth Rogen (bom). Começa interessante e dá para aguentar meia hora, mas a ida deles para a Coreia do Norte me fez  apertar o stop.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

You Will Meet a Tall Dark Stranger

Comédia-dramática de Woody Allen de 2010. Relacionamentos de casais. O casamento da mãe e da filha e seus sonhos de parceiros ideais quando os verdadeiros sonham com a aventura com uma mulher mais nova. O pai rico cai no golpe da prostituta interesseira e o marido, um frustrado escritor, se deslumbra com a vizinha de vermelho.
O filme tem muitas citações a outras situações comuns em outros filmes. Tem a dinâmica dos filmes urbanos de Allen e os pequenos-dramas dos valores burgueses contemporâneos. Foi precursor de Blue Jasmine (que é melhor).

domingo, 24 de abril de 2016

Rio, I love you (Rio, eu te amo)

Filmes de curtas com vários diretores atores e estórias que se passam no Rio.  Algumas das estórias são mostradas entrecruzadas enquanto outras são bem independentes. Tem Claudia Abreu, Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro, e outros. Nenhuma das estórias é realmente boa.

domingo, 17 de abril de 2016

Unbroken (Invencível)

Estória verídica de Loiue Zamperini, filho de imigrantes italianos católicos, menino rebelde que descobre vocação para as corridas e torna-se atleta olímpico. Vem a guerra e ele luta em um bombardeiro que faz aterrisagem forçada. Apenas três sobrevivem e ficam em um bote por mais de 60 dias cercado por tubarões. Um deles não resiste. São resgatados por um navio de guerra japonês e tornam-se prisioneiros por longo tempo até o fim da guerra. Durante todo o período é muito sofrimento especialmente por parte do comandante dos prisioneiros que o detesta.

A direção de Angelina Jolie é infantil com muitos clichês tornando o filme muito sessão da tarde (para crianças). O melhor do filme para mim foram as legendas finais contando que Louie viveu até 2014 e as 80 anos realizou o sonho de correr em Toquio, realizando o sonho que tinha sido tomado quando a guerra cancelou a olímpiada naquela cidade.

La Vénus à la fourrure (A Pele de Vênus)

Filme teatro de Roman Polansky e sua musa Emanuelle Seigner. O filme se passa numa sessão única de ensaio no qual personagens se confunde com atriz e autor. É sobre o poder da sedução feminina e como os homens são submissos à ela.

domingo, 3 de abril de 2016

Wilplash

Filme de menino prodígio (Neiman) e professor carrasco no mundo musical. Mas tem algo diferente. O menino não é puro talento... ele se esforça muito, muito. É obstinado. Focado. Quer se o maior. E sabe que o certo professor da escola de sua cidade. E o professor não é fácil. Arrogante, ele humilha todos os aluno colocando-os à prova. Ele cria uma encenação mostrando que entende tudo e quer ser o responsável em descobrir o grande novo talento. Cria estratégias para humilhar de forma que o aluno se supere. Mas isso deveria ter limites.
O filme não se encaminha para um final previsível. O excesso de dedicação de Neiman é atrapalhado por um conjunto de eventos (um acidente de carro muito bem filmado) que o impedem de chegar bem para tocar num evento importante e ele é afastado. O pai cogita processar o professor, pois um outro ex-aluno que se tornou famoso tinha cometido suicídio. Neiman desiste da carreira. Um dia encontra o professor em um jazz bar em nova iorque. O professor convida-o para tocar no Carnegie Hall para tocar as músicas que eles já ensaiavam na escola. Chegando lá, as músicas eram outras e Neiman não consegue tocar. Seria sua vingança, pois ele desconfia que ele foi o responsável pela sua demissão. Na segunda música Neiman resolve assumir  a liderança e tocar Wilplash. No final faz um longo solo e conquista o professor.

The Zero Theorem (Teorema zero)

Ficção num futuro não muito distante. Qual o sentido da vida. As cidades são caóticas, excesso de informações visuais, computadores falando diretamente com as pessoas nas ruas e muita persuasão. A Malcom é uma empresa de sistemas de computadores com um sistema de gerência onipresente, no estilo Orwell's big brother, que controla parte de tudo isso. A filosofia, revelada ao final do filme, é que  tudo tende ao caos e empresa lucra com o caos. O teorema zero é a singularidade (não mencionada no filme) que afirma que tudo veio de um único ponto e a volta para lá quando o universo parar de expandir e retrair para o ponto singular inicial.
O visual é excessivamente colorido, com computadores estilos campus party, mas as construções são antigas igrejas e casarões. Esse plano de fundo, com igrejas e as imagens religiosas são parte das questões que o filme quer levantar sobre crenças valores e sentido para a vida.
Q é um funcionário que prefere trabalhar solitário em casa. Esperando um Possui um comportamento anti-social e aceita o desafio de provar o teorema zero. Ele espera um telefonema que é importante para ele. Por isso não pode ficar longe de casa (sua igreja). Ele não sabe que ligará ou sobre qual o assunto. É uma metáfora da revelação que as religiões promovem. O amor, a pornografia computacional, a pedofilia e o paraíso estão na estória.
A direção é do existencialista Terry Gilliam, com Christopher Waltz, David Twellis e Matt Demon.

sábado, 19 de março de 2016

Brothers (Entre irmãos)

Filme sobre dramas de guerra-familia com excelente elenco. São dois irmãos. Um está preso por ser bêbado e ter maltratado alguém. O outro é militar, orgulho do pai, ex-militar, (que é agora alcoólatra), e é convocado ao Afeganistão.  Com a libertação da prisão e a ida do irmão para a guerra, ele se aproxima da família do irmão, conquistando as filhas e a cunhada. Chega a notícia que o irmão está morto. A aproximação entre eles aumenta. Beijam-se.

No Afeganistão, ele não está morto. Capturado pelos guerrilheiros, ele encontra-se na situação de matar um soldado seu. Logo após isso, ele é libertado pelo exercito americano e volta para a sua família.

Ao chegar ele sente a proximidade entre seu irmão e e sua mulher. Até que sua filha resolver dizer que eles fizeram sexo. Ele pira. Ele já estava meio pirado... Vai preso...

Big Eyes (grandes olhos)

Baseado numa estória real de um pessoa ainda viva. Margarete Keane viveu numa America (USA) ainda não liberal e separou-se do marido em uma cidade do Teneessee. Chegando em San Francisco para tentar uma vida como pintora, conhece Keane, numa feira de artes. Ele tem um talento de marketing e convence-a pintar para que ele possa vende-lo como dele. Assim, ele faz um próspera carreira deixando-a amargurada. Após alguns anos nessa situação, um crítico do NYT escreve que uma obra a ser exposta na Unicef não tem valor artístico. Ele fica enlouquecido e isso é a gota d'agua para a separação. Ela rompe e foge com a filha  para o Hawai. Lá resolve processa-lo. Ganha a causa, mas ele não admite. Ele morreu em 2000, mas ela ainda vive e pinta.

É um Tim Burton plain. A fotografia tem um colorido lindo. Amy Adams encarna mesmo sem ser perfeita. As duas atrizes filhas são lindas. Christopher Walter como Keane continua sendo mais ator do que personagem. O seu teatro que funciona bem em filmes de violência começa a ficar repetitivo.

domingo, 13 de março de 2016

Non-stop (sem escalas)

Thriller. Em um vôo para Londres, um agente federal de segurança de desconfia de que haverá um suspeito. Ele é alcoólatra e passa uma imagem desde o início do filme que é alguém não muito confiável. As ameaças no filme começam logo após a decolagem indicando que a cada 20 minutos um pessoa vai morrer. E não é o bandido que vai matar todos.

O filme acaba tendo duas partes. Na primeira todos são suspeitos o tempo todo e o filme faz isso bem. Ameaças e pistas falsas acontecem o tempo todo. No terço final, a segunda parte, fica evidente que eles precisam se ajudar e gera um momento de confiança mútua. Mesmo assim, ainda haverá um bandido suspeito. O final com o avião pousando é um tanto absurdo, mas é o fim clichê de um thriller.

sábado, 12 de março de 2016

The Break-Up (separados pelo casamento)

Casal briga depois de um jantar em família e se separam sem deixa a casa. Ela fica no quarto do casal e ele na sala de estar. As confusões se sucedem. Os argumentos parecem típicos de mulheres querem um marido que a valorizem e homens querem mulheres que não encham o saco. O filme é chato, vários personagens são chatos. E o final é diferente do que se espera. Ele se toca, mas ela está tão magoada que não aceita voltar.

Zodiac

Filme baseado na estória de um jornalista-cartunista do San Francisco Cronicle sobre as investigações de um serial killer em SF entre 67 e meados dos anos 70. O caso assustou a cidade e nunca foi completamente esclarecido.

O filme foca mais na investigação e na confusão entre as policias e jornalistas envolvidos. O assassino enviava carta com enigmas para os jornais. Após alguns anos de investigação, há um suspeito muito evidente. Em dois momentos ele é descartado, pois não se consegue provas suficientes. Anos mais tarde, quase todos os investigadores são afastados ou desistem. Mas o cartunista coleta diversas evidências que caem novamente sobre o suspeito. Mesmo assim, um exame de DNA não prova.

O filme é longo e sem foco. Embora seja uma estória contada por um dos personagens, o filme mistura as informações dos assassinatos e da investigação contadas como se fossem de um autor que conhece todos os detalhes. Os atores são bons mas não se sobressaem. E o fim deles é revelado nos caracteres finais.

terça-feira, 8 de março de 2016

Ex Machina (Instinto Artificial)

Ficção cientifica cult. Em um cenário limpo e sofisticado (o filme se passa basicamente em um subterrâneo moderno fechado sem janelas todo controlado por computadores) um programador (coder) é recrutado pelo CEO (um beberrão malhador) para realizar o teste de Turing em uma robô/android sexy, sedutora e sentimentaloide. O filme gira em torno dos enigmáticos e intrigantes três personagens e mais uma auxiliar (que se saberá depois é robô também) e se passa basicamente no subterrâneo fechado (a prisão dos robôs) que fica em um lindo cenário natural de montanhas acessível por helicóptero apenas. O roteiro foca na  questão clássica da ficção científica e de filmes de robôs e inteligência artificial, trazendo um pouco mais de modernidade ao falar da singularidade. O que vem de novo neste conceito são os sentimentos: a sexualidade, a desconfiança, a capacidade de mentir , manipular e trair, etc. A capacidade técnica para isso envolve reunir todo o conhecimento enciclopédico de uma ferramenta de busca a um cérebro artificial. O final surpreende de certa forma não pelos fatos, mas pelas dúvidas relacionadas às motivações - a falta de razão nas atitudes. Serão as máquinas inteligentes motivadas por instintos artificiais. Deus ex machina é o conceito da tragédia grega quando o autor dá uma virada na história em busca de um final. O subtítulo em português é inteligente ao conceituar o instinto artificialmente construído.

sábado, 5 de março de 2016

American Sniper

Filme de herói (americano real). Conta a história de "The Legend" um caipira que entra para um grupo de leite dos marines e se destaca como um excelente atirador. O filme conta a sua história e as batalhas realizadas em 4 temporadas que se iniciam logo após o casamento. O filme destaca o sofrimento da sua esposa em gerar e criar os filhos sozinha.
O filme não parece se preocupar em fazer uma biografia nem um documentário. Clint Eastwood faz cinema. Alguns clichês básicos de guerra, mas nenhum que seja fundamental ao roteiro. O filme tem um roteiro simples e emocional. O herói e o inimigo são claros.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Violette

Drama biográfico da escritora Violette Leduc, contemporânea (e apaixonada) de Simone de Beauvoir, Sartre, Jean Genet e outros. O filme conta a época na qual ela começa a escrever incentivada pelo falso marido (para fugir da guerra) e por Simone. No final da guerra ela faz contrabando de comida para sobreviver em Paris, em apartamentos pequenos e escuros (a fotografia do filme reflete isso). Seu primeiro livro é publicado com pequena tiragem e a deixa frustrada. Sua paixão por Simone é forte e não correspondida. O fracasso na literatura e no amor inicia uma fase de frustração. Simone a incentiva a escrever sobre sua sexualidade e suas experiências com mulheres e sobre o aborto feito, temas proibidos na época. Simone a ajuda secretamente com uma mesada. Ela vai ao interior (numa fotografia iluminada e colorida) e conta todas as suas estórias. O livro é editado/censurado por ir a temas impublicáveis à época. Mas um livro mais adiante é um sucesso e permite sua independência financeira. Ela tem apenas a mãe que morre 8 meses depois dela , quando ela tinha 65 anos, vivendo no interior.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Nymphomanica: volume II

Bem mais interessante e dramático que o volume I. Os dramas de Joe vão crescendo. A tara é maior. Vem a separação, as novas experiências, a tentativa de participar de terapia de grupo, a fase SM e a função de cobrar dívidas. A nova paixão vai fechar um ciclo e culminar numa primeira tragédia e fechar o ciclo do filme e uma tragédia ainda maior. Ou seria o volume III?

Birdman (The Unexpected Virtue of Ignorance)

Um filme para reflexão.
Hollywood ou Broadway
Blockbuster ou Arte
Twitter ou NYT
Bilheteria ou Crítica
Inteligência ou Ignorância
Sucesso ou Satisfação
Sexo ou Amor
Consciência ou Hiperconsciência

Bom filme. Marcante. Uma linguagem cênica que enfatiza o entrelaçamento dos relacionamentos e a continuidade deles.

Um astro de um filme blockbuster já na fase decadente da carreira que provar a si próprio e a todos que é um bom ator capaz de estrelar uma peça dramática na broadway. A estória conta o percurso dos últimos dias antes da estréia e as cenas se passam nos bastidores do teatro. Um novo ator é contratado e sua envolve com a sua filha entediada com vida depois de uma rehab. Namora uma das atrizes que tem um caso com outra atriz. Sua mulher está sempre presente perguntado porque a separação.

O filme parece acabar três vezes, todas elas envolvendo supostas mortes do homem pássaro.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Interstellar

Aguardei esse filme por mais de um ano. Eu esperava mais. Com roteiro ação/aventura é muito legal e nos deixa ligado por todas as suas 3 horas. Também é legal que um filme tente trazer para o público a sustentabilidade do planeta e as teorias do espaço-tempo da relatividade de Einstein. O problema, para mim, é que o filme torna tudo muito fácil. As naves são pilotadas como quem dirige um carro e o piloto automático é um simpático e quadrado (literalmente) inteligente computador/robô. Quadrado porque é um conjunto de cubos de metal articulados com uma tela, totalmente anti-humanoide. Mas na hora de salvar a mocinha ele se comporta como o homem de ferro. As viagens são tratadas como algo que já existia antes (sim, para que assistiu outros filmes as pessoas podem hibernar). Mas o controle do tempo fica um pouco confuso. O pulo dos primeiros 23 tres anos quando eles vão ao primeiro planeta é surreal. Valido para explicar a teoria, mas como explicar que o astronauta que ficou na nave base também esperou os mesmos 23 anos. A facilidade com a qual eles chegam e saem dos planetas com aquelas naves não são explicadas, mas para quem é fã de star wars isso é trivial. No fim, gostei do desfecho como reflexão de que o tempo é relativo e as nossas dimensões.

Saving Mr. Banks (Walt Disney nos bastidores de Mary Poppins)

O título em português já conta tudo. É uma estória, baseada em fatos reais, sobre uma mulher amargurada. A narrativa ocorre em duas linhas de tempo. Uma linda criança criada nas fazendas da Austrália e amada e apaixonada pelo pai, um contador que se torna alcoólatra e (spoiler) morre de tuberculose. Na fase adulta, ele é a autora de um livro adorado pelas crianças e adultos prestes a viajar para Hollywood para assinar contrato com a Disney para a filmagem. A negociação já durava 20 anos e dessa vez Walt resolve investir pesado. Todo o processo (verídico) é documentado até que aos poucos ela vai cedendo... ou não. As atuações são maravilhosas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

50 shades of Grey

Filme baseado no best-seller de mesmo nome. Grey é bastante jovem, rico e sedutor. Sabe as técnicas da sedução com  romantismo, beleza e principalmente dinheiro. Anastasia é estudante de literatura e vai fazer uma entrevista em substituição a uma amiga e é logo fisgada. Mas o interesse de Grey é a perversão sádica com as mulheres. O filme retrata o sadismo como um componente picante do sexo, sem de fato ir longe nas suas consequências.

O filme é extremamente leve e macio para o tema. Romance para adolescentes que querem ampliar suas fantasias. Falta profundidade e discussão sobre que é prazer e o que é dor, sobre o que é prazer e o que é doença. Não há conflitos das personagens e entre as personagens.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Last Weekend (O ultimo fim de semana)

Filme de conflitos de família com filhos adultos. O local é o lindo Lake Tahoe, na California. A família é rica e tem uma casa maravilhosa há anos. Mas perderam o que tinha e precisam vender a casa. Os dois filhos homens não sabem, mas são convidados para um último fim de semana. Alguns questões de conflito são interessantes, o filme não se perde em bobagem e entretem que tem mais de 40 e passa a enxergar o fim da vida e os filhos morando fora. A mãe é autoritária e faz-tudo. Há o acidente com o caseiro... A alergia do namorado do filho. A quase-traição do outro... E um preocupação em não tornar nada disso melodramático, o que torna o filme menos emocionante.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Martian (assistido no voo LIS-NAT 5/1)

Ficção propaganda da NASA e EUA, muito clichê no roteiro... mas uma boa aula de ciências para entender e ver as falhas. Assistível.

Numa missão a Marte, uma tempestade aborta a missão e um astronauta tido como morto é deixado lá. Sem comunicação,  apenas semanas depois as imagens de satélites de Marte descobrem um movimento no planeta. O que fazer? Como resgata-lo?

Room (assistido no voo LIS-NAT. 5/1)

Mãe cria filho de cinco anos presa em um quarto. A estória é contada de uma forma surpreendente. Há um psicopata, mas ele não é relevante no filme. O foco é nas consequências que o psicopata que trancafiou uma mulher e teve o filho com ela. O filme tem duas partes distintas e na segunda parte o drama da adaptação da criança ao mundo é envolvida com o estresse psicológico da mãe