sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Repo Men

Resolvi assisti a este filme pensando ser um remake de Repo Man, de Alex Cox, 1984. Além disso, ótimos atores.

Este é uma ficção científica boba. No futuro, orgãos do corpo com problemas podem ser substituídos por versões artificiais. Neste filme, eles são comercializados por uma empresa gananciosa que explora as necessidades dos pacientes e cobram juros exorbitantes. Quem não paga as prestações tem seus orgão brutalmente confiscados.

Um dos melhores recuperadores de orgãos (Jude Law) tem um problema cardíaco e precisa de um coração da The Union. E aí, começa o seu melodrama que passa a enxergar o lado das vítimas (demorou).

O filme não indica a época nem o local. É um local sem governo? Sem leis e polícia? Apenas a The Union? Surreal é pouco. Subreal.

What a girl want (Tudo o que uma garota quer)

Garota americana criada longe de pai tem como desejo conhece-lo durante 17 anos. Ela é filha de um aristocrata inglês, um lorde,  que é candidato a primeiro ministro. Conheceu uma jovem americana no Marrocos, mas o casamento não foi aprovado pela família do noivo. Ela estava grávida e ele nunca mais o viu.

A menina Daphne resolve ir conhecer o pai em Londres. Simpática e extrovertida, conquista todos menos a mulher que quer casar com o pai e sua filha.

Um filme é uma comédia adolescente. Choque de cultura e posição social. Muito bobo e previsível. Divertido o suficiente para ver com filhas adolescentes.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

The Girl with the Dragon Tattoo (Os homens que não amavam as mulheres)

Filmagem de um dos romances da trilogia millenium de Stieg Larsson. Esta é uma versão de Hollywood para o romance, com Daniel Craig (UK) e Rooney Mara (USA) e alguns autores suecos. O filme é falado em inglês, mas filmado na Suécia, Noruega e USA.

Eu já havia assistido a menina que brincava com fogo que é uma produção sueca. Esta versão procura manter a mesma linguagem (embora eu precise assisti-lo novamente para confirmar). O estilo de Lisbeth permanece similar, mas o do detetive é bem diferente (O sueco é bem mais normal que o 007).

A história é de um magnata decadente da indústria sueca que contrata um jornalista investigador, Mikael Blomqvist que acabou de ser condenado por uma reportagem fraudulenta contra um empresário sueco. O jornalista é contratado para investigar a morte ocorrida a 40 anos atrás de uma das filhas do empresário. Ele já avisa que a família é complicada.

A história de Lisbeth vai ocorrendo em paralelo. Ela é uma rebelde em custódia que investigou a jornalista Mikael. Um novo responsável por ela a força a fazer sexo, mas ela vinga-se. Voltando a investigação de Mikael, ela é contratada como assistente e rapidamente ajuda-o. Eles acabam tendo um romance.

O resultado da investigação é que o assassino suspeito é um assassino em série e os crimes estão relacionados com o antissemitismo ao mesmo tempo que eles expandem os negócio. Mas o assassino morreu antes da filha do magnata e é o seu pai. No entanto, o seu irmão continua a fazer os estupros que o pai já vinha fazendo. A tia ajudou a fugir e ela ainda continua viva.

O assassino tem uma câmara de tortura no porão da casa e lá já torturou muita gente. A cena na qual ele tortura Mikael é bem direta e não tem cena de lutas hollywoodianas. Ponto positivo.

No final do filme, a trama inicial do magnata corrupto que Mikael tinha denunciado volta cena de uma forma mais rápida, mas com um desfecho interessante.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Intercâmbio de Casais (Swinging with the Finkels)

Começa como uma comédia (nem tão inglesa quanto o cenário indica) que debocha das frescuras sexuais de casais monogâmicos e a busca de relações mais apimentadas. Dois casais estão nesta monotonia. Um deles acaba traindo a mulher e separam-se. O outro busca apimentar. Ela tenta primeiro o pepino, numa das melhoras partes do filme. Depois eles, por sugestão dela, decidem tentar uma troca. Escolhem um casal e marcam tudo. A coisa acontece ou não? Depois disso, acaba a comédia e começa o drama bobo e romântico.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Book of Shadows: Blair Witch 2

Um dos péssimos filmes que assisti. Pessimos atores, fotografia, enredo, roteiro,...

Ruby Sparks

Jovem escritor encontra uma musa inspiradora que se comporta tal como ele vai descrevendo sua personalidade no filme. Uma comédia romantica diferente e interessante. Legal. (assisti no voo Paris-Lisboa-Natal)

domingo, 25 de novembro de 2012

Monte Carlo

Filme divertido com três amigas do Texas que viajam a Paris e lá perdem a excursão. No mesmo dia, uma delas é confundida com uma milionária que está indo para Monte Carlo para um leilão beneficente. As três amigas embarcam nessa e tudo começa a dar certo e errado. A história é previsível, mas é um bom divertimento para a família, com o glamour de Monte Carlo combinado com valores texanos e adolescentes.

sábado, 24 de novembro de 2012

Heleno, o home que chutava com a cabeça

Em fotografia P&B de Walter Carvalho, o filme relata o drama do perdedor jogador de futebol Heleno de Freitas. Uma mistura de Cristiano Ronaldo na arrogância e do Imperador nas farras, o filme conta praticamente a sua trajetória dramática sem que possamos ver o seu sucesso de verdade. Temos os relatos de jornais. Mas o seu drama é forte e acaba ficando forte e cansativo no filme. Rodrigo interpreta bem e não é surpresa, mas Alinne Morais surpreende muito na interpretação cinematográfica. Outra coisa surpreendente é que o som e as vozes não são de filme nacional. Em parte porque se fala pouco no filme, mas não é isso. Há uma mistura de narrativa em background com diálogos secos que não soam brasileiros. Soam cinema bom.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Marina Abramovic: the artist is present

Documentário muito bom sobre a exposição da artista performática sérvia no MoMA, em NY. Muito bem produzido, começa com sua história da sua arte, passa pelos preparativos da exposição e culmina com o surpreendente último dia de apresentação. Acho que o documentário chega a ser melhor do que ir a exposição. Tem a história, a presença da artista falando, e os envolvidos comentando. Claro que depois de assistir a exposição torna-se imperdível.
O filme é arte, uma linguagem suave, mais leve do que as performances de Marina (para não ser mais do que ela, claro). Marina e o filme tratam a nudez de uma forma muito bonita e natural. Ela e outros artistas são mostrados de forma clara e natural. Mas a surpresa final é a emoção no último dia de uma bela jovem do público resolve tirar a roupa na frente de Marina. Os seguranças estragam tudo e a jovem desaba no choro, depois de horas na fila para ficar na frente de Marina.

De vrais mensonges (Uma doce mentira)

Filme francês com Andrey Tatou e sua graciosidade. Sócia de um salão de beleza, ela contrata um empregado filhos de imigrantes, culto, que se demitiu da UNESCO para viver uma vida simples, na Provence. Ele envia uma carta anônima para ela. Ela despreza e envia para sua mãe, que está em depressão. Sua mãe ganha ânimo para a vida e acha que ele é quem está enviando as cartas para ela própria. Filme singelo sobre relacionamentos e uma paisagem num ensolarado litoral francês.

domingo, 4 de novembro de 2012

22 Balas

jean reno interpreta um mafioso imortal. um pouco inverossímil e um tanto melodramático, mas uma excelente produção francesa. Assassinatos de vingança e de controle das drogas. Falsa moral do crime. Família e perdas. Muito boa ação.

Touts les soleis

Filme francês que discute pessoas e relações. Anti esnobe, de propósito. Alessandro é de origem italiana e cria sua filha de 15 anos. A mãe morreu, a menina não se lembra e Alessandro ainda não se recuperou. O filem relata, de uma foram muito mais cômica e natural, as angustias do pai, o namoro da filha e a reconstrução da vida amorosa. E ainda tem as relações com amigos que são colocadas para encher o filme mais o torna mais humano. É um filme humano.

sábado, 3 de novembro de 2012

Straw Dogs (Sob o domínio do medo)

Refilmagem de um clássico de Sam Peckinpah. Já tinha assistido o original na TV, mas não me causou impacto. Este causou. A sensualidade de Kate Bosworth e o desejo de vingar-se dos caipiras nos coloca  no filme. Linguagem correta, focada na história e na tensão. História: um roteirista vai para a cidade interiorana de sua esposa, morar na casa deixada pelos pais. A casa precisa de reforma. Um grupo de amigos assume a reforma e passam a conviver com o casal. Além disso, as tensões de uma cidade pequena se desenrolam em um bar e acabam envolvendo os dois. O final é um confronto entre o casal e os caras da reforma e mais um treinador bêbado no qual o casal sai como herói.

Shadows and Lies

Filme com linguagem particular. Boa fotografia. Cenas lentas. Música minimalista... Filme metido a filme de arte. Claramente inspirado em Kubrick (De olhos bem fechado). New York e homem (galã) vai se envolvendo num submundo misterioso. Prostituição e drogas. Gangsters. Herói instrospectivo, abusado, sem medo e sem vitória. James Franco, Martin Donovan, Julianne Nicholson e Josh Lucas.

domingo, 21 de outubro de 2012

The Company Men (A grande virada)

Uma grande empresa (GTX) está em processo de fusão e aquisição e precisa iniciar um processo de demissão. Começa por um jovem executivo casado, pai de dois filhos, numa bela casa e um Porsche na garagem. Mas a demissão atinge também um funcionário de 60 anos que começou como operário e um dos fundadores da empresa. O filme tenta retratar as injustiças deste tipo de processo - os executivos que olham apenas as empresas pelos sues números e não pelo trabalho que as pessoas realizam.  A mensagem do filme valorizar o trabalho de quem pega pesado e isto fica evidente pelo personagem do veterano Kevin Costner. Ótimo elenco com Ben Affleck, Tommy Lee Jones, Maria Bello e outras.

Paranormal Activity 3

Formula que dá certo, mas ainda não me acostumei a gostar.

About last night

Demi Moore e Rob Lowe num filme romântico dos anos 80 feito para as meninas adolescentes. Assisti para recordar a época. Filme muito água com açúcar.

domingo, 23 de setembro de 2012

A Suprema Felicidade

Arnaldo Jabor conta histórias da sua infância, adolescência... a perda da inocência, num cenário antigo (tipo Projac) com uma fotografia estilo "antique". Não tem uma história específica ou algo que desperte a curiosidade e o interesse do espectador. Deve ser útil para os saudosistas da mesma época  - músicas, revistas, filmes, etc. - e para o ego do próprio Jabor.

sábado, 22 de setembro de 2012

The open road (um caminho para recomeçar)

Justin Timberlake (filme feito para ele) é um jogador de beisebol, filho de um ex-jogador famoso e atualmente alcoolatra (de novo Jeff Bridges) vivendo em Columbus Ohio. A sua ex-exposa, mãe de Justin (não lembro o personagem) está indo para uma cirurgia de coração. O filho, Justin, vai buscar o pai atendendo a um pedido da mãe numa viagem de volta "On the road". De quebra, Justin leva a ex-namorada para ser a sua....

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vincent will Meer (Vincent quer ver o mar)

Vincent sofre da síndrome de Tourette. Seu pai, um político ocupado e com vergonha do filho, interna-o em uma clínica. Lá ele divide o quarto com Alex e conhece Marie que sofre de anorexia. Após um confusão eles fogem no carro da doutora responsável pela clínica e começam uma viagem para San Vincent na Italia, para ver o mar. Divertida história numa viagem inocente e atrapalhada. E humana. São perseguidos pelo pai e pela doutora até um final não muito convencional.

domingo, 16 de setembro de 2012

Limitless

Drogas e o mundo dos negócios. Filme previsível? Bom pode-se fazer algo diferente. E este filme com Bradley Cooper coloca a história de uma nova coca que deixa as pessoas extremamente inteligentes e capazes de mudar os negócios. O filme muda o foco que achamos que será o previsível. Não interessa quem matou o cara no início da história. Os drug dealers acabam ficando em segundo plano, pois o foco é mesmo como a droga vai mover o mundo dos negócio que precisam da inteligência. Interessantes ideias, algumas técnicas de movimento são legais, mas o uso das cores para o on-off são pouco inovadoras.

Cazuza: o tempo não para

Excelente. Narrativa linear da história de Cazuza. Do desbunde ao sofrimento. Interpretações de Daniel, Emilio e Marieta muito boas. Direção e fotografia na medida certa. Sem apelos, sem exageros. Qualidade sonora para curtir boas músicas do Barão e do Cazuza.

Il y a longtemps que je t'aime

Drama francés da perda e da culpa da morte de um filho. O filme começa com o encontro de duas irmãs. A história do passado que abala uma delas vai sendo contada aos poucos durante o filme e na tentativa de recomeçar a vida em Nancy, França.

sábado, 15 de setembro de 2012

Sombras do passado

Filme para TV com linguagem típica de seriados. Kate Fisher é uma jornalista que cometeu um deslize ético de conseguir uma entrevista com um serial-killer que confessou seus crimes e não o entregou a polícia. Ele faz mais uma vítima. O filme começa com Kate sendo contratada como professora para dar aulas de ética no jornalismos. A partir daí, a sensação de estar sendo perseguida e ameaças dos alunos a deixam assustada. Um policial que gosta dela passa a protege-la e investigar os suspeitos. Filme B que segue todos os cliches, mas não empolga nem surpreende.

Sunshine Clean

Norah tem um filho e está trabalhando como faxineira. Junto com sua irmã abrem um pequena empresa para limpar cenas de crimes. Sem experiência, se deparam com locais podres e vão dando duro até aprender. Filme sobre a batalha do dia a dia para viver bem. Nada de mais.

domingo, 26 de agosto de 2012

The Tree of Life (A árvore da vida)

Verdadeiro Filme de Arte (em maiúsculo mesmo). Fotografia, imagens, técnicas e músicas belíssimas. Uma viagem. Nos leva à introspecção. à vida e à família.
Mas é chato.  Mas também deixa memórias da música, do mar, do rio, das crianças.
O filme gira em torno da família e da morte de um dos filhos. Os conflitos, o amor e a educação.

sábado, 25 de agosto de 2012

Der ganz große Traum (Lições de um sonho)

Em 1874, Konrad acaba de voltar para a Alemanha depois de uma temporada na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele é contratado para dar aulas de inglês num tradicional colégio masculino, numa tentativa de seu diretor de trazer mudanças para a instituição. Os alunos têm preconceitos contra os ingleses, o que dificulta o trabalho do novo professor. Para despertar o interesse dos garotos, ele resolve então ensinar a língua através de uma novo esporte: o futebol. Seus métodos de ensino pouco ortodoxos desagradam a algumas pessoas. Baseado na história real da introdução do futebol na Alemanha.

Achei o filme muito cliche e muito voltado para um público ingênuo e infantil. O bom é que é baseado em fatos reais.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

The Whistleblower (A informante)

Rachel Weizs interpreta a uma policial americada, Kathy Bolkovac, que é contratada por uma empresa privada para manter a paz na Bosnia ao final da guerra da Iuguslavia. Lá ela se depara com uma rede de tráfico de jovens meninas que são exploradas por cafetões e extorquem militares desta empresa. Ao final, ela é demitida da empresa, mas consegue divulgar material coletado. Na linha de drama, uma menina croata é vendida pela tia. Kathy tenta salva-la, mas não consegue e ela é morta para dar exemplo.

domingo, 22 de julho de 2012

Nowhere Boy (o garoto de Liverpool)

História do final da adolescência de Lennon, quando ele descobre quem é sua mãe, Julia, e o drama que cercou este curto período da sua vida. No meio disso, conhece Paul, com 15 anos, e George. O diálogo de John e Paul ensinando música mostra a genialidade. Sua mãe, Julia, apresentou o rock e ensinou a tocar banjo. Emocionante.

Midnight in Paris

Homenagem a Paris e às suas eras de ouro (Belle Epoque e anos 20). Mas o ator (o eu do Marley) torna a ficção boba! Bom filme, mas nada excepcional.

A menina que brinca com fogo (assistido em 22/6/20120

Filme sueco de um livro "best-seller". Drama da menina que incendiou o pai e foi abusada pelo advogado tutor. Ocorre um crime e ela é suspeita. Mas um jornalista não acredita.

domingo, 17 de junho de 2012

Hugo

Outra homenagem ao cinema primitivo, desta vez usando o que a tecnologia tem de mais recente (efeitos e 3D). Conto para crianças que não acho que vai encanta-las.

Hugo vive escondido em uma estação de trem de Paris e quer consertar um boneco-robo misterioso. Perseguido pelo guarda da estação e por um vendedor misterioso que é, descobre-se depois, é o inventor do boneco e cineasta falido-frustrado,

Assistido no vôo Lisboa-Natal, vindo de Zurich, em 9 de junho de 2012

La delicatesse

Filme francês com Audrey Tatou. Comédia semi-dramática semi-romântica. Ela apaixonada e jovem perde o marido muito cedo.  Tentando levar uma vida normal depois disso e assediada pelo chefe, acaba desenvolvendo uma amizade com um colega de trabalho sueco feio e desengonçado. E fica com ele.

Assistido no vôo Lisboa-Natal, vindo de Zurich, em 9 de junho de 2012

The Artist

Filme homenagem ao cinema mudo contando a transição para a voz, quando o Artista não aceitaram tal mudança. Não merecia tudo o que recebeu.

Assistido no vôo Lisboa-Natal, vindo de Zurich, em 9 de junho de 2012

sábado, 5 de maio de 2012

The International

Filme de investigação internacional com Clive Owen e Naomi Watts. A Interpol está em busca de transações de armas que financiam guerras no oriente médio e Africa. O interesse no banco é gerar dívidas naqueles países. Mas os países querem mísseis com uma tecnologia que apenas um empresário italiano possui. Ele é candidato a primeiro ministro e é assassinado. E a máfia não vai deixar por isso.

Twelve

Histórias de jovens de NY, Upper East Side ricos com festas regadas a drogas. No centro da história, White Mark, traficante "puro" que não bebe nem usa outras drogas, e é meio melodramático traumatizado pela morte da mãe. Seu primo é viciado e é assassinado por um traficante. O outro primo é preso suspeito de assassinar a testemunha do crime. O clímax do filme é numa festa onde todos os personagens estão presentes e o irmão do dono da festa é viciado em esteróides anabolizantes e sai atirando em todos da festa.
Assisti ao filme sem saber. A história é interessante e bem contada. Não gostei do personagem principal. Ao final descobri que o diretor é o grande Joel Schumacher.

domingo, 29 de abril de 2012

Carne Tremula

Almodovar. Victor nasceu em um onibus a caminho do hospital. 20 anos depois, virgem, transa com um prostituta e fica obsecado por ela. Vai ao seu apartamento e ela o recebe com uma arma. Um vizinho chama a policia. Há briga e um policial é baleado e fica paraplégico. Victor vai para a prisão. Sua mãe morre. Quando ele sai da prisão procura por ela que está casada com o policial paraplégico. Victor fica amante da mulher do policial Sancho.

Soul Surfer (Coragem de viver)

História real da surfista Bethany Hamilton que teve o braço arrancado por um tubarão. Filme legal e bonito apesar de piegas em alguns instantes. Mas é uma história que vale ser contada e assistida.

domingo, 8 de abril de 2012

Uncertainty (incertezas)

Jovem casal apaixonado em um filme que conta o dia deles em duas possibilidades - ir para o brooklyn ou manhatan. As estórias são contadas como se as duas situações ocorressem em paralelo. Em Manhanttan, eles estão de amarelo e ficam as voltas em uma situação de um celular encontrado num taxi. No Brooklyn, de verde, vivem uma situação familiar com os problemas típicos.

Never let me alone (não me abandone jamais)

Ficção científica em um cenário tradicionalmente inglês. Crianças de um colégio interno no interior da Inglaterra são criada para serem doadores de orgãos. Em um absurdo ambiente de conformidade (que deixa o espectador indignado) duas garotas e um garoto crescem, se apaixonam, e tentam prolongar um pouco a vida. Se o filme passasse-se num mundo futuro, ele seria mais previsível e digerível. Mas no ambiente escolar inglês a conformidade choca. O filme não tem heróis nem culpados. As coisas são assim.

Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield

Inside job (trabalho interno)

Documentário com explicações para a crise financeira de 2008. Num estilo "oposição ao sistema" o filme busca explicar a origem da crise na desregulamentação iniciada nos anos 80 no governo Reagan quando pessoas do sistema passam a financiar campanhas e assumir postos chaves no governo. Isso ainda continua! O filme mostra que até pesquisadores economistas renovados publicam trabalhos a serviço do sistema, muitos se beneficiando dele.

The Roommate (colega de quarto)

Numa universidade de artes (ULA) duas colegas dividem quarto. Uma delas é psicotica e obsessiva pela outra e faz de tudo para afastar as pessoas que se relacionam com ela.

sábado, 31 de março de 2012

When you're a stranger: The doors (10/3/12)

Muito bom documentário sobre o The Doors, com foco em Jim Morrisson e suas loucuras e poesias. Narrado por Johnny Depp. Mostra o talento e as fraquezas dele e os conflitos com a banda. Não eram brigas, mas a sua incapacidade de ser profissional.

De-Lovely (Cole Porter)

Musical (2004). Muito bem dirigido atuado e cantado. Simple, com classe. Mostra a vida de Cole Porter (que não conheço a verdade) com clareza e simplicidade. Ele era gay e alcolatra. O filme não esconde isso, mas coloca em segundo plano. O que vale é o seu talento, a parte que deu certo (mas sem muito esnobismo). As amizades e o amor que sua mulher tinha, junto com suas canções são o ponto marcante do filme. O musical tem ótimas atuações de Kelvin Kline e Ashley Judd, com participações de vários cantores famosos interpretando suas canções.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Esperar para sempre (11/3/12)

Filme para adolescente, com a estória de um garoto e uma garota que são vizinhos. Quando os pais dos meninos morrem, a garota diz que vai ficar para sempre ao lado dele. Anos depois, o garoto, já com mais de 20 anos, está na estrada pedindo carona para voltar para a sua cidade e reencontrar a menina que está voltando também, pois o pai está doente. O rapaz é um apaixonado derretido e sua vida é perseguir e esperar por ela.

domingo, 4 de março de 2012

THe bad Lieutenant (vicio frenetic)

Nicolas Cage faz o policial+drogado com toda a sua especialidade. Direcao Werneg Herzog numa refilmagem de Abel Ferrara. Filme mostra como ser heroi e currupto+drogado ao mesmo tempo. O heroi aparece no final quando seu pai e madrasta e a prostituta que ele ama deixa as drogas. Ele é promovido, mas não larga o vicio.

Country Strong (Onde o amor está) 2/3/12

Filme sobre cantores country. Gwyneth Paltrow interpreta uma estrela country que foi presa após abusar o de alcool e perder o filho. O filme desenrola-se em uma "troca de casais"com dois aspirantes cantores que são chamados para abrir o show de reestréia. O final é um pouco diferente do esperado.

sexta-feira, 2 de março de 2012

VIPS - 27/2/12

Filme com Wagner Moura que narra a história verídica de Marcelo, um maluco, fascinado em ser piloto que acaba virando traficante e depois passa a dar golpes. Ficou famoso por ir passar o carnaval em um hotel em PE fingindo ser Henrique Constantino e foi entrevistado por Amaury Jr.

Easy Virtue (Bons Costumes) - 26/2/12

Filho de familia tradicional inglesa, dona de castelo e fazenda no campo, fica surpresa quando o filho chega de viagem com sua nova mulher americana. O choque de costumes em uma família instável emocional e financeiramente é o desafio que ela vai enfrentar. O filme vale para analisar e criticar as tradições e os valores e discutir como tudo isso é relativo. Ao final, a americana vai embora separada e leva o sogro de quebra.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Secretariat (20/2/12)

Filme de "winners"sobre um mulher que perde o pai que estava a perder a fazenda e os cavalos de corrida. Ela aposta todas as fichas em um cavalo como forma de manter a fazenda e ganhar dinheiro. Tudo vai dando certo e o cavalo se torna um campeão. É um filme bem sessão da tarde (Disney) onde tudo dá certo e todos são vencedores. As imagens são bonitas e os cliches emocionam. Só isso.

72 horas - 20/2/12

O filme começa com uma cena de fuga e um homem ferido no carro dirigido pelo principal (Russel Crown). Volta pra três anos atrás, num restaurante onde dois casais estão jantando e uma das mulheres se mostra desequilibrada e agrida a outra. Dia seguinte, em familia a mulher é presa por assassinato na frente do marido e filho, acusada de matar a chefe de trabalho.
O advogado avisa que não há como apelar da perpétua. O filme vira e ele tenta elaborar um plano de fuga. Daí temos um excelente thriller com planos e perseguições surpreendentes.

True Grift (Bravura Indomita)

Um ano depois da premiação do Oscar assisti sem lembrar de quais premios ele foi indicado. Não lembrava nem os atores. Foi melhor para fazer um julgamento mais cru.
Não é o estilo que prefiro, mas a narrativa atrai. A garota chama a atenção no início pela sua força, mas ão combina com a idade. A narrativa evolui trazendo surpresas num filme que teria o roteiro esperado. Os encontros de mocinhos e bandidos tentam fugir aos cliches. As vezes conseguem. As vezes não. As vezes se misturam. O mais surpreendente foi a queda no buraco final, o cadaver, as cobras, a picada, a morte do cavalo e o braço amputado (mostrado anos depois). Aí vi que não era um roteiro convencional. Vi nos créditos e lembre que eram os irmãos cohen no roteiro e direção. Claro!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Biutiful

Drama de submundo. Uxbal está doente de cancer de prostata. Parece bem, mas é grave. Sua vida é instável envolvido com traficantes de pessoas e drogas. Têm dois filhos que vivem com ele e sua mulher é maluca bipolar. Tudo vai dando errando na sua vida.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Just Go with It (esposa de mentirinha)

Filminho agua-acucar com J Aniston, N. Kidman, Ben Stiller. Eles vão para um mega hotel no Hawaii e o médico precisa fingir que é casado com sua assistente.

Black Swan

(29/2/12) Impressionante desempenho de Natalie Portman. O filme é dramão que não se parece passar na vida real. Teatral. Musical. Marcante.

Mamma mia!

De novo, só para curtir as músicas, as belas paisagens e a fenomenal Meryl Streep.

Life as we know it (juntos pelo acaso)

Comédia boba, mas bem divertida que mostra os padrinhos que não são casados e se odeiam tentando criar o filho que ficou órfão com 1 ano de idade.
Amigos tentam juntar seu amigos, mas eles não combinam desde o primeiro encontro. Dai os amigos casam, tem uma filhinha, e ... morrem! No testamento deixam a casa e a mansão. Claro que eles vão terminar juntos, mas o filme tem várias cenas comédia bem divertidas. Ótima diversão.

domingo, 29 de janeiro de 2012

King's speech - O discurso do Rei (dez 2011)

História Real, sobre como superar as limitações e sobre amizade, confiança e lealdade. Brilhantes interpretações de Colin Firth e Geoffrey Rush.

The kids are all right (Minhas mães e meu pay)

Julianne Moore e Annete Benning são casadas e têm um filho cada, ambos do mesmo pai. Os filhos ficam curiosos em conhece-lo. Após um rapido contato com a empresa de adoção, ele encontram e gostam do pai. Apos alguns dias, levam-no para conhecer a familia e uma das maes gosta do cara.

Conflitos familiares começam. Sexo e sentimentos estão sempre presentes. Todo encaram o lesbianismo com naturalidade e ciume é tão natural como em qualquer relação.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

127 hours

História dramática e muito interessante, mas o filme tem altos e baixos. O diretor Danny Boyle topou o difícil desafio de filmar uma história que é muito boa em livro. tarefa difícil, mas com alguns efeitos de alucinação cinematográfica fica razoável. Fica monótono em alguns instantes, O final é duro e emocionante. James Franco não tem carisma para mim.

Larry Crowne

Tom Hanks e Julia Roberts mostram que já passaram da idade de comédias românticas como esta. Ele é demitido e resolve procurar uma universidade. E vai ser aluno de Julia Roberts que não aguenta mais o marido viciado em porno.
(visto no avião de Lisboa para Natal, na viagem da França)


Agua para Elefantes

Filme para adolescentes em um EUA na depressão e um veterinário se mete num circo e se apaixona pela mulher do diretor que é um crápula. No final, a mocinha está apaixonada e o diretor do circo tenta vingança. No final, ele é o herói e foge com a moça.

O herói é o vampiro Robert Pattinson e sua cara de vampiro o tempo todo. O vilão é Christopher Waltz do excelente Inglorious Bastards, mas que fica meio canastrão neste filme.