terça-feira, 21 de abril de 2020

Millennium: The Girl in the Spider's Web

Mais um filme da série Millenium com a justiceira Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomqvist. O roteiro se tornou mais hollywoodiano que os anteriores. Lisbeth é interpretada por Claire Fox com seu sotaque britânico de Rainha (The Crown). Mikael perde com a ausência do ator sueco.

O roteiro é ágil, com muita ação, mas simples. Há uma encomenda de roubo de um programa desenvolvido por um sueco mas que está de posse da NSA/USA. Lisbeth consegue, mas falta a senha. Uma rede comandada por russos (a teia de aranha) tem interesse. Um oficial americano vai para a Suécia, mas a SAPO o prende, ou que ele não se envolva com nenhuma ação policial.

A trama segue com Lisbeth como super-herói, sempre com uma arma surpresa, plano infalível, ações de hackerismo que permite ela saber sobre tudo o que está sendo tramado.

Outro ponto da trama é que se vai descobrindo que por trás da Teia de Aranha _ SPOILER_ tem sua irmã e a chefe da SAPO.

As batalhas finais são muito inverossímeis com um hacker que consegue, do lado de fora da casa, rastrear em hologramas todos os que estão dentro da casa e o americano como exímio atirador não erra um alvo, matando quase todos.


Shallow Grave (Cova Rasa)

Filme de 1994, dirigido por Danny Boyle e estrelado por Ewan MacGregor e mais dois atores.  Cult movie anos 90, humor inglês, suspense e violência. Típico filme do início dos anos 90, na época de Pulp Fiction, Fargo e outros.

Sinopse com spoilers: São três amigos em apartamento em Glasgow (aparentemente). Os três amigos decidem alugar um quarto do ap e fazem diversas entrevistas com candidatos, muito deboche. O escolhido morre de overdose na primeira noite. Eles encontram um mala recheada de dinheiro, decidem não avisar a policia e dar fim ao corpo. A tensão começa a aumentar entre eles. Um deles fica neurótico e resolve esconder o dinheiro no sotão junto com ele. Parceiros do morto invadem a casa, mas ... surpresa! A polícia entra em cena para investigar e o cerco vai fechando. Os três ficam apavorados e cada um vai bolar um plano. Final surpreendente.

Forget about Nick

Comédia romântica alemã, dirigido por Margarethe von Trappo com atrizes alemãs e norueguesa passado em NY. Jade ex-modelo famosa chegou aos 40 e no momento de dar guinada na carreira é deixada pelo marido Nick. A única coisa que ele deixou para ela foi um belo ap reformado em NY. O problema é que ele deixou a metade deste ap para a primeira ex-mulher Maria trocada por Jade. As duas passam a dividir e disputar o Ap. Maria é europeia, tem PHD em literatura e bem resolvida. Jade é insegura apaixonada e a carreira é tudo o que importa além do amor.

O filme não tem nada de surpreendente e torna-se comédia de situações com uma pitada de visões de mundo e vida: a europeia mais pragmática, foco na família e em viver a vida, contra a Americana mais individualista e carreirista: dinheiro e sucesso.

domingo, 12 de abril de 2020

20th Century Women (mulheres do século XX)

Annete Benning é uma mãe de 50 anos com seu filho adolescente em uma casa decadente e aluga quartos para uma jovem (interpretada por Greta Gerwig, diretora de Lady Bird e Little Women) e para um quarentão que é carpinteiro. Ela tem dificuldades em criar o filho. Não o compreende como adolescente. Não entende o mundo dos anos 70, destacados em músicas, carros e locais. Ele tem uma melhor amiga desde a infância e que na adolescência começam a conversar sobre sexo.

Filme cult, com diálogos legais, bons personagens

I am the legend (eu sou a lenda)

Will Smith está só com sua cadela em uma NY deserta, com carros abandonados nas ruas, lojas vazias... ao anoitecer ele precisa voltar para casa e trancar tudo com portas de aço.  Um vírus contaminou os humanos e os transformou em seres noturnos agressivos. Eles vivem no escuro e só saem a noite. Os poucos humanos sobreviventes estão em aldeias cercadas.

Cenas do passado mostram a fuga da cidade daqueles que não estavam contaminados.

Ele é um cientista que está imune. Ele tenta descobrir a cura com vários experimentos.

Uma mãe (Alice Braga) aparece com o filho e junta-se a ele na casa. Mas eles serão atacados.

Num final confuso, ele joga uma granada SPOILER e morre junto com os seres. Antes da morte, ele entrega um tubo com o seu sangue dizendo que é a cura.

Já aparece ela e o filho de volta a aldeia com a cura.

Fraco, sem muitas explicações para as coisas.

Milagre na Cela 7

Filme turco adaptado de um filme sul coreano de 2013. Um pai com deficiência mental mora com a pequena filha e a avó numa pequena casa de interior cuidando das ovelhas. Ele é preso injustamente pela morte da filha de um oficial do exército e condenado a morte. Ele sabe que houve uma testemunha e avisa a filha para tentar encontra-lo. Na prisão, faz amizades e conta com a ajuda de lider da cela para localizar a testemunha e trazer a filha para visitar o pai.


domingo, 5 de abril de 2020

7 days in Entebbe

Uma nova versão, com direção de José Padilha, de um famoso sequestro de um avião da Air France que saiu de uma escala em Atenas. O episódio já retratado em outros filmes, mostra o filme do pontos de vista dos  terroristas, dois alemães protagonistas simpatizantes da causa palestina (Daniel Brun e Rosamunde Pike). O filme coloca uma visão de que existia um causa e que Israel agiu com a força e sem negociação. Precisa disso?

sábado, 4 de abril de 2020

Papillon

Vendo esta nova refilmagem. Bom mais irregular em ritmo. Tem um início dinâmico. Na fase de primeira prisão ele é o brigão herói. Depois é o sofrido e herói da resistência. A fuga precisaria de mais suspense. A Ilha do diabo é mostrada muito rapidamente bem como sua fácil fuga.

Entre amores e cores

Uma filme adolescente, com cenários de flores por todos o lugares, basicamente gravado em estúdio, 5 locações apenas, de uma jovem aspirante a pintora, sua melhor amiga e seu irmão debochado, um rico que se apaixona por ela, e os pais perfeitos. Todos são felizes, não existe, brigas, o mundo é perfeito, exceto que ela apenas pode se apaixonar por um deles.

One day (um dia)

Filme interessante, baseado em romance de David Nichols, com direção de Lone Sherfig, com Anne Hathaway, Jim Sturgess. Narrativa interessante contada sobre o que ocorreu com ele durante todo os dias 15 de julho, ao longo de 15 anos. Durante o que ocorre em cada um destes dias, vamos entendendo quem eles são, suas famílias, seus relacionamentos.
O primeiro destes dias é na formatura de colégio quando eles quase transam e combinam ser amigo. O interessante é que os acontecimentos nos intervalos. Algumas cenas importantes ao drama não são mostradas pois não aconteceram em 15 de julho e temos que entender as consequências e impactos. Vemos a cada ano como os personagens mudaram e o que houve.
E o final é surpreendente e impactante.