sexta-feira, 30 de agosto de 2019

To the Wonder (Amor Pleno)

Reconheci que o filme era de Terrence Malick (a árvore da vida). Em alguns momentos achei que já tinha assistido, mas não lembrava de quase nada. Assisti como pela primeira vez.

Mas decobri aqui que já tinha deixado minhas impressões neste blog. Minha memórias está um desastre.

domingo, 25 de agosto de 2019

The Great Hack

Documentário sobre como a Cambridge Analytics, a SCL e os dados do Facebook foram usados para manipular as eleições do Brexit (Leave.eu) e do USA 2016. Tem como foco o professor David Carroll a Jornalista Carole e a funcionária da CA Brittany Kaiser.
O doc é dinâmico que boas alternância da linha do tempo, mas sem exagero, boas narrativas centradas em poucos personagens, ilustrações de dados interessantes.

Saul fia (o filho de Saul)

Os horrores do campo de concentração nazista na perspectiva de um judeu que é obrigado a ajudar a levar os presos para as câmaras de gás, ao fogo e depois jogas a cinzas no rio. O drama é contado sem uma narrativa maior e limita-se a tentativa do protagonista de tentar encontrar um rabino para enterrar uma criança que ele diz ser seu filho. A estética é com a câmera colada no ator, nas suas costas quando caminha e no seu rosto quando introspectivo ou dialogando. Todo o filme pela sua perspectiva e sem grandes planos. Quase em cores, numa paleta de tons de verde, e sem grandes planos, no formato 3:4

sábado, 24 de agosto de 2019

Maudie (sua vida e Sua Arte)

Biografia de uma artista canadense que sofre de artrose. Diretora canadense com Sally Hawkins (A forma da água) e Ethan Hawke. Filme suave em uma pacata cidade litorânea da Nova Escócia, bela fotografia e excelente interpretações. Música de fundo doce e suave como o filme e a personagem.

Ela sobre de artrite, mas não é invalidade, fuma e tem um talento nato para pintura naïve. Desprezada pelo irmão que a coloca para viver com a tia que a proíbe de frequentar o bar da cidade. Ao visitar uma loja um homem bronco vendedor de peixes e lenha coloca um anuncio de que precisa de uma empregada. Ela candidata-se e aceita em troca de moradia comida e 15 cenas. Ele é muito pobre e vive numa pequena casa. Dormem na mesma cama por falta de lugar, sem sexo, e fica falada na cidade amante "escrava". Ele continua grosseiro e a trata como escrava.

Ela começa a fazer suas pinturas em paredes, cartões e pedaços de madeira. É descoberta por uma vizinha que pede para ela enviar pinturas para NY. Ele concorda que podem vender as pinturas lá na casa na beira da estrada. Ela fica conhecida e uma reportagem na TV e Nixon quer uma pintura sua.

Ele vai se tornando mais dócil. Aceita casar-se, separam-se por uns dias... ela descobre sobre sua filha.
O cigarro lhe causa um efisema e não resiste.

domingo, 18 de agosto de 2019

Lady Bird

Filme adolescente sobre a menina pobre (media baixa) estudando em escola católica, suas desavenças com a mãe dura, mas elas se amam, um pai que perde o emprego, o irmão casal em subemprego, e ela sonhando uma boa universidade em NYC. Descobre o amor com os colegas e vive os conflitos de meninas de sua idade. Filme bobo, mas não fica clichê nem chato.

Sicario (Sicario - terra de ninguém)

Policial americana (Emily Blunt) é convidada a ser voluntária em uma ação combinada de DEA e CIA para cruzar fronteira do Mexico e matar um chefe de tráfico que vem matando famílias na cidade de Juarez. Mas isso só vamos descobrindo aos poucos. Benicio Del Toro é um ex-traficante que quer vingar a morte de mulher e filha. Ele é a forma que a policia americana tem para fazer algo fora da lei, apenas oferecendo um apoio de inteligência, logístico e operacional. A policial Kate é o lado ideológico e sensível nisso tudo,  do lado do expectador. Tem uma continuação

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Litte Italy

Filme canadense extremamente bobo de dois jovens de famílias italianas que se conhecem desde criança morando no bairro Little Italy. Quando jovens adultos, ela está em Londres e ele ainda no mesmo bairro. Ela volta para uma visita. As duas famílias estão brigadas e concorrem pela melhor piza, em duas casas vizinhas. Previsível e bobo, eles vão se juntar, ao final, claro.

Mamma mia 2!

Um filme para trazer  de volta a alegria e as belas paisagens das ilhas gregas. A estória é retomada em dois núcleos - a sequencia da filha, casada, reinaugurando o hotel de sua mãe, já falecida (que pena!) onde convida todos: seus três pais, amigos, etc. No outro núcleo que vai sendo contado em paralelo, uma jovem rebelde decide viajar de Londres, para Paris e depois para Grécia. Ao longo conhece e dorme como três rapazes. É a estória da mãe, protagonista da primeira parte.

Io sonno l'amore (Um sonho de amor)

Filme italiano (estiloso) de uma família italiana rica, burguesa, em Milão e suas relações amorosas. A matriarca vai se apaixonar pelo sócio do filho. A filha é homossexual. Filme de arte italiano. Não gostei.