domingo, 26 de maio de 2019

Mother! (Mãe!)

Filme com Jennifer Lawrence e Javier Barden. Conta ainda com participação de Ed Harris e Michelle Pfeifer., dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro). O filme se passa na casa do casal. as cenas têm estilo terror suspense em um roteiro sem muito nexo. Ela vive com o marido que é um escritor em crise de criação e de repente aparece um homem que é convidado para se hospedar. No dia seguinte, chega sua mulher e no dia seguinte os filhos. Ela parece o tempo todo estar psicologicamente abalada e aterrorizada. As coisas começam a sair do controle. Toda a família é expulsa.
Daí o casal na tranquilidade decide ter um filho.
Ele ele consegue escrever o poema. Todo o mundo vem até a casa para idolatra-lo. Ele quer a veneração. Ela se assusta. Todos invadem a casa e todos os espaços. Ela vai ter o filho. Ela tem o filho. Querem rouba-lo.
A metáfora: ELE é Deus. Ela a Natureza. O filho Jesus. A primeira família Adão e Eva e Caim e Abel. O povo é a humanidade que invade e explora a natureza.

domingo, 19 de maio de 2019

Three billboards outside Elbbin, Missouri (Três anúncios para um crime)

Drama! Cidade pequena e um crime não desvendado. Uma mãe quer exigir que as autoridades tomem providências e coloca três anúncios em outdoor numa estradinha. Bons atores e um roteiro que você nunca saber como os personagens vão agir ou reagir. O filme não tem um desfecho, mas o telespectador sabe quem foi o criminoso no final... ou acha que sabe.

sábado, 18 de maio de 2019

The Post (A Guerra Secreta)

Muito bom filme, com Meryl Streep e Tom Hanks como proprietária e editor-chefe do The Washington Post,  e direção de Steven Spilberg.

O filme é intenso para um drama baseado em diálogos contando os bastidores de publicar um vazento de documentos secretos do governo sobre a guerra do Vietnam. Os documentos foram encomendados pelo secretário de estado Bob Macnamara e revelavam que era uma guerra perdida que não deveria estar sendo continuada. Mas o governo de Nixon insistia. No maior, o filme conta a ascensão do Washington Post.

Filme: Muito fortemente baseado nas boas interpretações, quase um teatro, Cinematograficamente apenas alguns ângulos  diferenciados. O atores e o roteiro são o filme. O roteiro desenrola-se na decisão de publicar ou não informações secretas do governo para o bem da população.

Sinopse: Um veterano de guerra tem as informações - relatórios - de que a guerra do Vietnam é inviável. Ele relata ao secretário Bob. Não surte efeito e ele resolve vazar para o NYT, que acaba sendo processado pelo governo. Mas o filme trata do Washington Post, ainda um jornal familiar e local, liderado pela personagem de Meryl Streep. Tom Hanks é o seu editor chefe. Um dos repórteres tem acesso às mesmas informações que vazaram. Mas a dona do jornal WP é amiga do Bob Macnamara. E aí, publicar ou não?

Impressões:
- o filme retrata bem o que foi a impressa no século 20, todo o processo de coleta, redação, edição e impressão, e nos mostra o quanto tudo mudo agora.,

- o filme mostra como o WP deixou de ser familiar e local para ser um protagonista anti-Nixon

- o filme retrata a história recente dos presidentes e as relações do governo com a imprensa.



domingo, 5 de maio de 2019

Cem escovadas antes de dormir

Filme italiano baseado no livro/diário de uma jovem, Melissa, que descreve sua descoberta da sexualidade. Amiga de Manu, vai visitar um grupo de amigos ricos numa bela casa com piscina. Daniele é um cara esnobe que pede para ela beijar... o seu penis. Ela fica apaixonada por ele, mas ele nunca mais deu bolas a ela, mesmo na mesma escola. Melissa vive com a mãe com quem discute muito e avó paterna com quem tem grande afeição. Após ser abusada por Daniele, ela decide usar a sedução e o sexo para se vingar de vários homens. Tempos depois seu diário é lido em sala de aula e mais adiante sua mãe descobre. Tenta o suicídio, mas sobrevive e vai morar com o pai.

Lolita

Filme de Stanley Kubrick com roteiro do autor do livro Lolita. Bem diferente do que eu esperava...
O filme é em preto-e-branco com James Mason, Sue e Peter Sellers. O filme já está datado mas apresenta técnicas interessantes que cria o drama psicológico do personagem principal (o professor) e a tensão de que algo vai acontecer. A história trata de...
 "Humbert é um professor europeu que se muda para um subúrbio americano e aluga um quarto da solitária viúva Charlotte Haze. Humbert se casa com Charlotte, mas é obcecado por sua filha adolescente, a graciosa Lolita. Após a morte súbita de Charlotte, Humbert passa a acreditar que tem Lolita só para si."
O final é surpreendente.