segunda-feira, 27 de março de 2017

Sei mai stata sulla luna? Você já esteve na lua?

Filme italiano, comédia romântica na qual uma editora de moda de Milão, Guia, super sexy,  recebe uma fazenda de herança, na região da Puglia, onde mora o bonitão caseiro Renzo. Situações de comédia com o primo louco, os donos dos bares vizinhos, ... diversão boba, mas boa. Vale algumas risadas

domingo, 19 de março de 2017

The Renevant (O regresso)

É difícil escrever sobre um filme quando vamos assisti-lo sabendo que ganhou o Oscar de melhor direção, ator e fotografia. Merecidos, mas como filme (não foi o premiado) deixa a desejar. Estende-se muito e a estória não é tão interessante, pouco contextualizada, poucas tramas. É um filme focado na fotografia e no ato de fazer um filme com poucos efeitos. Lembrou-me muito da minha infância, quando influenciado por filmes como esse eu fazia do quintal um local de sobrevivência, com facas, machados, galhos, fogueiras e barracas.

A estória... um grupo de caçadores de peles, organizados como um exercito com forte, está na floresta e é atacado por uma tribo feroz que os coloca para correr. Um grupo de 10 fica ainda na floresta enquanto os outros fogem de barco. Uma intriga entre Glass (Leo) e Fitzgerald (Tom) já é colocada desde o início. Glass tem um filho meio-indígena e conhece toda a região. Numa caçada é atacado por um urso que o deixa muito ferido e precisa ser carregado pelos colegas. Traído ele tem que enfrentar o frio e a floresta, são horas de luta contra a neve e gelo, além de alguns índio, animais e franceses. Pouca trama, média ação e muita imagem linda.

sexta-feira, 17 de março de 2017

The desapearence of Eleanor Rigby

Jessica Stain e James Mcvoy. Os espectadores são pegos de surpresas quando no início do filme um casal aparentemente feliz, a mulher (ER) tenta o suicídio e abandona o marido, e volta para a casa dos pais (William Hurt e Isabelle Huppert). As explicações vão vindo aos poucos no filme e o final é sutil, em aberto.

Colonia (Anor e Revolução)

Daniel Bruhl e Emma Watson em uma estória baseada em fatos reais na revolução do Chile em 1973. Ele é alemão e ela inglesa trabalhando na Lufthansa. Ele é um ativista pro Allende e quando estoura a revolução, ela que está em repouso de viagem em Santiago vê ele ser preso. Descobre que foi levado para a Colonia, uma seita religiosa controlada por um maluco que separa homens, mulheres e meninos (que ele se aproveita). Não há meninas. As pessoas estão convertidas e conformadas. Eles vão lutar para escapar e denunciar. Mas até o governo e funcionários da embaixada da alemanha são cúmplices.

domingo, 5 de março de 2017

Every Thing Will Be Fine (Tudo vai ficar bem)

Dramão dirigido por Win Wenders, usando técnicas que tornam cada cena um drama com uma música belíssima e forte, uma câmera em movimentos lentos e personagens introspectivos. James Franco - Tomas -  é um escritor em crise morando no interior do canadá. No inverno, nas estradas nevadas do interior, ele atropela dois irmãos que estava brincando na fazenda onde não se sabe onde é estrada e onde não é. Com um deles não acontece nada. O outro morre. Sua mãe (Charlotte Gisbourg) vive só com eles na fazenda. Tomas está em crise com sua noiva (Rachel McAdams). O atropelamento o deixa traumatizado e tenta o suicídio. Meses depois ele volta a escrever e o livro é promissor segundo o editor. Na editora ele conhece Ann e sua filha de 4 anos. Ele procura a mãe dos meninos na fazenda para dizer o quanto sofre. Ela tem uma boa recepção. O filme dá um salto de 4 anos e ele está vivendo com Ann. Sara some do filme. O livro é um sucesso. Mais 4 anos depois, numa bela casa com sua família feliz, Ann já discorda com a forma como ele reage aos dramas da vida, sua introspecção. Ele recebe uma carta do irmão do menino morto, recusa-se no início, mas a mãe do garoto força a barra. Eles se encontram e Tomas é frio com o garoto de 16 anos. Um dia a família chega em casa e encontram uma janela aberta e ao deitarem descobrem que fizeram xixi na cama. Horas depois ele descobre que o garoto está do lado de fora. Ele convida-o para entrar e bem cerveja e conversam até de manha.

sábado, 4 de março de 2017

The Walk (A travessia)

Filme de Robert Zemeckis, baseado na estória do equilibrista francês que atravessou as torres gêmeas em NY. A estória é contada em primeira pessoa com passagens engraçadas associadas a toques de suspense. Super produção 3D com excelentes efeitos.