domingo, 22 de fevereiro de 2015

We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks

Excelente documentário com a história do Wikileaks, ao mesmo tempo uma biografia de Julian Assange. O fluxo é praticamente linear com imagens reais de vários momentos de Julian Assange e depoimentos de jornalistas, homens do governo, militares e outras testemunhas. Conta a história também de Brad Manning que foi o oficial que conseguiu todas as informações. Julian foi responsável por divulga-las. No início e em boa parte do filme ele é colocado com um herói, mas ao final questiona-se algumas de suas atitudes que proibiram vazar o que acontecia no wikileaks! A estória é ainda se faz história e não se encerra aqui.

Resumo:
O filme começa com a suspeita de um worm que infiltrou os computadores da NASA para protestar contra o lançamento de um sonda com bateria de plutônio.
Julian Assange é um hacker que viveu um período de contracultura em Melborne, sua cidade natal. A ideia de usar um site para divulgar fraudes e tramas que prejudicam as pessoas. Um dos primeiros casos foi as fraudes financeiras dos bancos da Islândia. Aí entra em cena um soldado americano que trabalha na central de inteligência do exército. Ele sente-se mulher no corpo de um soldado. Vive em conflitos consigo mesmo e com o mundo. Ao ver que consegue obter informações importantes sobre tudo o que ocorreu nas guerras e depois sobre tudo do departamento de estado, resolve que precisa contar para alguém e divulgar. O Wikileaks é uma porta aberta. Mas ele também conta toda a sua história para um jornalista que, também problemático, resolve entrega-lo. Quando as informações são então divulgadas pelo Wikileaks em 2010, apoiadas pelo The Guardian, Der Spiegel e outro, o caso ganha repercussão internacional. Embora revoltados, os EUA não tomam nenhuma atitude direta. A mídia americana passa a boicota-lo, pois o orgulho nacional foi ferido. Um episódio repentino chama a atenção. Duas jovens suecas o acusam de estupro, quando ele resolver achar que lá é o . Todos acham que isso é trama do governo americano. Ele foge da Suécia, mas a Interpol pede a prisão e ele fica em prisão domiciliar por mais de um ano. Aí o mundo Wikileaks, segundo o documentário, começa desmoronar, em parte pelas atitudes egocêntricas. O site perde manutenção, embora existam replicas, os sócios são afastados e ele pede asilo na embaixada do Equador. Brad Manning permanece preso pelo exército.

The Imitation Game (Jogo da imitação)

Filme britânico que conta a história de como Alan Turing construiu uma máquina que desvendou a forma como os alemães criptografavam mensagens. Filme conta de uma forma blockbuster com sotaque british. A atuação de Benedict é excelente. Ao final ele é um herói de guerra que não foi reconhecido, pelo contrário, condenado por ser gay.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Night train to Lisbon / Trem noturno para Lisboa

Um professor de uma escola em Berna salva uma jovem portuguesa de pular da ponte. Ele fica com o seu casaco no qual encontra um livro de um autor português e uma passagem de trem para Lisboa. Fascinado pelo livro, o professor Raimund começa a descobrir a vida das pessoas envolvidas no livro e a luta delas contra a ditadura de Salazar. O professor também descobre uma nova oportunidade para a sua vida. O roteiro revela os fatos aos pouco, com o professor conversando com os envolvidos. A cinematografia é linear no presente, mas os fatos do passado são revelados conforme descobertos.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Side Effects (terapia de risco)

No começo achei que seria um filme sobre depressão, medicamentos e médicos. A atuação de ... é bem convincente. O uso de drogas terapêuticas entre em jogo, mas o filme (spoiler) o tom e vira um suspense de intrigas onde as descobertas feitas não são necessariamente questão de depressão e drogas, mas de finanças. Gostei muito da primeira metade, o resto foi roteiro de hollywood.

The Family

Filme muito bem bolado e divertido. Comédia para um filme de máfia e thriller. A família de um mafioso Giovanni precisa ser refugiar em uma pacata cidade na Normandia com apoio do FBI por ter delatado uns familiares para o governo. Várias situações hilárias acontecem. No final, após descobrirem onde eles estão, todos os mafiosos vão a sua caça e ... Acho que o filme tem continuação.

Amour (Amor)

O envelhecimento em um apartamento de Paris. Filme francês com retratos cênicos da vida de um casal que sente a vida definhando. O jeito francês de se relacionar com a pessoa amada, com os vizinhos, amigos e com a família. A privacidade. E a consideração, a compreensão e principalmente o respeito com a pessoa amada para tornar o amor duradouro. A vida é cruel.

O filme se passa todo num apartamento real que percorremos em todos os seus ângulos. A vida é contada em fatos e diálogos. O espectador entende a história pelos diálogos. Não há estória visual. E o gap entre os fatos trás subjetividade e reflexão que torna o filme uma experiência individual onde cada um cria sua estória.