quinta-feira, 18 de abril de 2024

Belfast

 Filme singelo, dirigido por Kenneth Branagh. Belo filme em P&B com a vida de uma tipica familia trabalhadora em bairro simples no cenário de guerra entre católicos e protestantes na Irlanda.


(Adoro Cinema): o pequeno Buddy (Jude Hill), no final dos anos 60. Ele é um garoto comum que passa os dias brincando, até que sua pequena comunidade é abalada pelos confrontos entre católicos e protestantes no país, que culmina em brigas, ataques e até carros explodindo na porta de sua casa. Porém, ele ainda mantém as preocupações típicas da infância (como conquistar seu pequeno crush da escola) e os sonhos inocentes da juventude, enquanto tenta entender a confusão ao seu redor.

domingo, 14 de abril de 2024

The Alpinist

 Filme documentario sobre um jovem alpista que desafiou difíceis montanhas solo, sem muitos equipamentos, e morreu aos 25 anos. Muito bom. Marc-Andre Leclerc

sábado, 13 de abril de 2024

Anatomy of a Fall / Anatomia de uma Queda

Filme francês, suspense, suspeita de assassinato, tribunal. O início causa impacto com um conversa, seria uma entrevista, entre uma escritora e uma aluno de PG. Um som alto ligado pelo marido (que não aparece) atrapalha a entrevista. O filho mais novo, que possui deficiência visual, está dando banho no cão e sai para passear. Na volta, encontra o pai morto na frente de casa. Um chalé com 3 pavimentos e um sótão, de onde o pai caiu ou foi jogado. A investigação policial inicia e ela contrata um advogado. Um ano depois, inicia-se o julgamento. Durante o julgamento novos fatos vão sendo revelados. Um áudio gravado pelo marido com uma briga entre o casal no dia anterior a sua morte. A causa da deficiência do filho. Evidências de um vômito por uma suposta tentativa de suicídio. 

O longo filme cativa colocando o expectador um uma posição de investigador e o induzindo ao julgamento, hora com um suspeito, hora com outro. O filme leva a reflexões sobre como os envolvidos com a justiça fazem suas avaliações julgamentos a partir de conceitos prévios, valores individuais e sócio-culturais. E cada revelação nos faz rever o que antes havíamos julgado.

Direção de Justine Trient. Atuação primorosa de Sandra Hüller.