sábado, 9 de março de 2019

Moonlight

Filem de arte, com boa fotografia, belas cores, roteiro simples e eficiente, com cenas complementando as poucas falas para contar a estória.
A trajetória de um jovem negro, criado em um bairro negro de Miami, filho de mãe viciada em crack. A estória é contada em três fases. 1. Little, infância que mostra ele rejeitado pela mãe viciada e quase adotado por um traficante que, por caso, fornece para a sua mãe. 2.Chiron, seu nome verdadeiro, mostra a fase na escola, ainda franzino e assustado, sofrendo bullying, e descobrindo o amor por um colega. Esse colega é instigado por outros a bater nele. Como vingança, no dia seguinte, ele entra na sala de aula, pega sua cadeira, e atinge o mentor da gangue por trás, matando-o. Ele vai preso. 3. Black, traficante de droga, com carrão e dentes dourados, em Atlanta. Sua mãe está internada em uma casa de repouso para viciado. Kevin, o cara com que se relacionou, liga e diz que gostaria de ve-lo. Ele vai. Visita a mãe e se encontra com Kevin.

Battle of the Sexes (Guerra dos Sexos)

O filme retrata um momento na vida de Billie Jean King, numa excelente caracterização por Emma Stone, tenista de sucesso nos anos 70 numa luta pelos direitos das mulheres e a descoberta de uma paixão por uma mulher, cabeleireira.
Boa interpretações, caracterização dentro do esperado, roteiro previsível.
O filme destaca a luta dela contra a federação americana que não pagava os mesmos prêmios às mulheres e as demais conquistas feministas. O lado romântico do filme vem com a atração por uma cabeleireira que inicia um romance proibido. Ela é casada.
Mas o filme centraliza-se no desafio proposto pelo excêntrico, extrovertido e viciado em aposta, Bobby Riggs, interpretado por Steve Carrell. O jogo, divulgado fortemente pela mídia, é a disputa pela igualdade de gênero, mesmo considerando que no esporte, homens são normalmente mais fortes que mulheres. Ao mesmo tempo mostra o avanço das transmissões de TV e o uso do merchandising no esporte