segunda-feira, 12 de março de 2018

The Shape of Water

Filme escrito, roteirizado, produzido e dirigido por Guillermo del Toro. Feito para ganhar Oscar com homenagens a filmes antigos. Todos os estilos de filme em um só (all-in-one) amor, drama, suspense, conto-de-fada infantil, sexo, sci-fi, filem de monstro, etc. além de ser inclusivo (mudo, negro, gay, etc.) e nostálgico.

Elisa é surda em uma rotina simples de solidão, explicitada numa masturbação matinal na banheira (Beleza Americana), cuidando de um artista maluco, ela também é faxineira em uma organização americana, onde chega um peixe-humano capturado da amazonia, parte de um projeto secreto. Usa curiosidade pelo monstro a leva a desenvolver uma relação intima de compaixão, amor e sexo. Misturado a isso, os russos espionam e planejam mata-lo. Ela sequestra o peixe-humano para a sua casa, onde de fato faz amor com ele.

Amnésia

Amnésia é um night club em Ibiza onde Jo, um jovem alemão, vai tentar carreira com DJ. Lá hospeda-se em um anexo da casa de uma senhora Martha, aparentando 60 anos, nas montanhas da ilha com uma bela vista. Eles começam a desenvolver uma relação de amizade que evolui para uma admiração mais forte. Nas conversas, ela menciona que é alemã e que renega o seu pais devido ao Nazismo e holocausto. A visita do avô e da mãe Jo, em uma tarde agradável, revela que o avô escondeu muitos anos que foi obrigado a colaborar com os Nazistas.

Ao final, Jo revela que está apaixonado por Martha, mas ela reconhece que ela não poderia se envolver com rapaz tão jovem. O final do filme mostra ele casado com uma filhinha indo visitar Martha.

Um filme, pouca ação, cenário simples e agradável e os diálogos que revelam os dramas, traumas e vergonhas que os alemães tem dos fatos da segunda guerra.