domingo, 8 de março de 2015

Side-by-side

Documentário que sobre a evolução da tecnologia digital e a sua substituição à película. Bastante instrutivo sobre as duas tecnologias e com explicações detalhadas sobre com surgiu e como passou a ser usado como cinema.

sábado, 7 de março de 2015

Now you can see me (truque de mestre) - em 22/2/15

Esse thriller tem uma ideia interessante, reunir ilusionistas para praticar crimes. Quatro fantásticos mágicos são recrutados por alguém para assaltar um banco na França. Um agente da FBI e outra atenta da Interpol são colocados para investigar. O agente é mostrado como um bobão que o tempo todo está sendo iludido e enganado pelos mágicos. Um mágico aposentado que divulgou truques entra na história passando a impressão que ele é o vilão. O filme trabalha iludindo quem assiste dando pistas falsa sobre quem é o verdadeiro vilão que está por trás dos mágicos. A ilusão é mais forte ainda  sobre como o roubo acontece e onde está o dinheiro. Nesse sentido, o filme se torna muito bobo e trata quem assiste como uma pessoa que foi enganada o tempo todo.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Captain Phillips

Thriller! Um navio de carga americano vai ser sequestrado... isso já é o tema do filme. Como vai acontecer o desfecho é mais ou menos esperado de tantos clichês usados em filmes semelhantes. E qual o interesse em ver mais do mesmo?

O filme apresenta uma proposta variante. As sequências de ações nem sempre acaba com os clichês esperados e a linha de ação foge também ao esperado em algumas situações.

Meu resumo (com spoiler). O capitão de um navio cargueiro sabe que há a possibilidade de pirataria logo que o navio parte. Rapidamente a ação começa quando no segundo dia os piratas em botes primitivos mais rápidos, começam a perseguir o navio. Numa primeira tentativa, o navio consegue um noite de calma. No dia seguinte eles invadem o navio. As ações começam e os piratas vão sendo bem sucedidos, mas com alguns pequenas vitórias da tripulação. Quando parecia que haveria uma vitoria (e o filme poderia acabar por aí), o capitão negocia uma troca com o sequestrador e acaba tendo que ir com os piratas no bote salva-vidas. Daí começa uma outra parte do filme. A ação saiu do navio e foi para o pequeno bote com a vinda da marinha americana para resgata-lo. Há todo um drama e tensão aí e a marinha vai negociar e resgatar o capitão. Não darei tantos spoilers aqui.

O filme tem alguns pontos surpreendentes. Basicamente ele é centrado no personagem titulo interpretado por Tom Hanks. O pirata somalis, cujo nome não sei escrever, é um dos poucos que se sobressaem. O filme colocar os outros personagens em segundo plano e, o mais surpreendente, é que o herói, um capitão do SEALS, que chega todo cheio de pose e autoridade é anônimo do filme. Ele não tem vida ou estória, é apenas o retrato símbolo de que a marinha dos EUA têm fantásticas pessoas que resolvem tudo. O capitão phillips que é civil é a vítima (a mocinha) e qualquer um das forças armadas que tem uma competência reconhecida vem e assume o papel de herói.

Interessante que o clichê de dar pistas para a audiência não valeu. O capitão deveria estar na cadeira 15 o tempo todo, mas ele não estava e deu tudo certo. ou a direção errou ou brincaram com a audiência.

domingo, 1 de março de 2015

Zero Dark Thirty (A hora mais escura)

Filme sobre a caçada a Osaba Bin Laden durante os 10 anos. Na figura central de Maya, o filme tem três parte não explicitas: a extorsão de informações pela tortura nas prisões no oriente médio (era Bush); a inteligência após a explosão do hotel Marriot e Obama inibir a tortura Maya passa a tentar identificar um suspeito de ser o mensageiro de OBL e consegue chegar a ele e a uma casa no paquistão onde ele estaria escondido; e finalmente, o thriller da operação de caçada a OBL. O filme conta fatos e coloca a figura de Maya como heroína determinada. A direção é de Kathryn Bigelow, a ex de James Cameron que ganhou o Oscar por The Hust Locker.