domingo, 19 de outubro de 2014

Hangover III

Mais um episódio. Mas acho interessante que não é uma repetição da história e das mesmas situações, mas uma continuação (com aprofundamentos) e um foco em Alan (o gordinho retardado). Este é mais um triller-comédia que ainda termina com a deixa para a parte 4.

Blue Jasmine

Woody Allen e seus múltiplos estilos cada vez mais surpreendente. O filme é um drama sobre a Blue Jasmine (Catie Blanchet) e o fracasso de um marido rico corruptor e traidor. Ela vai para a casa da irmã em SFO, exemplo típico do que os americanos chamam de loosers. B. Jasmine é um tanto desajustada, fala só, precisa de remédios e álcool no dia-dia. Sua chance com um bonito e rico cara vai embora na vergonha do que lhe aconteceu antes. E o filme não tem fim. A linguagem do filme é um tanto teatral. Os diálogos diretos contam bem toda uma história e seus dramas. Exemplo típico do que se chama dramaturgia.

Coq au vin

Filme alemão sobre um "playboy" que no auge de uma vida de curtição (bebidas e mulheres) recebe na porta de sua casa a filha de nove anos que ele vai precisar cuidar por um período de alguns dias. A menina foi fruto de uma noite casual em uma viagem na qual o voo atrasou entre ele e sua melhor amiga. Nunca planejaram nada sobre namoro e casamento. Até que ela casa e depois de um bom tempo o marido descobre e não aceita. Daí o filme se desenrola de uma maneira leve e divertida. É uma comédia romântica em estilo alemão.

The Stoning of Soraya M. (O apedrejamento de Soraya M.)

Como o nome diz, o filme trata do apedrejamento de uma esposa iraniana em uma remota e pequena vila no alto de morro no deserto. O filme é bom e com ótima fotografia e roteiro para uma estória que para os padrões ocidentais é absurda. O apedrejamento é brutal, sem dúvida, mas é um processo dentro das leis e costumes e corrupções que existem em qualquer país ocidental.