terça-feira, 25 de junho de 2013

The Magic of Belle Isle (O reecontro)

Filme bobo e bonito para se ver em família com as crianças. Busca pregar valores simples sobre família, relacionamentos e literatura. Inglês fácil de entender, muito útil para aprendizes. O filme segue uma linguagem cinematográfica bem clara com um roteiro amarrado pelas técnicas de Hollywood... tudo o que acontece num instante, num diálogo, vai ser citado posteriormente.

domingo, 23 de junho de 2013

J Edgar

Biografia do ex-diretor e fundador do FBI dirigida por Clint Eastwood. Segue duas linhas de tempo: o fim da carreira e o início e ascenção. Personagem mitológico e controverso. Tem falas interessantes sobre como a direita pensa. A linguagem é centrada na autobiografia. Do meio por fim é também um filme gay.

domingo, 16 de junho de 2013

Phil Spector

Muito bom. Filme para TV da HBO. Mas a linguagem é de cinema, a fotografia é de cinema e dos diálogos são de cinema inteligente. É baseado em fatos reais. É um filme sobre personalidades: um famosos produtor musical acusado de matar a esposa e prestes a ir a juri e a advogada experiente que vai defende-lo. O título não é justo. Não é uma biografia nem uma história do julgamento. É um filme sobre a defesa de um suspeito de assassinato no qual nem a própria advogada tem certeza sobre os fatos. É uma descrição da personalidade de Phil Spector e como isso foi um agravante no julgamento. O filme não mostra a condenação, pois a advogada tem sua doença agravada e não pode comparecer. O filme é portanto os fatos do ponto de vista da advogada. Brilhantes intepretações de Al Pacino e Helen Mirren, atores já ganhadores do oscar. Por isso também o filme é ótimo.

sábado, 1 de junho de 2013

Moneyball (O homem que mudou o jogo)

Filme de jogo e de vencedor. Baseado em uma história biográfica, o protagonista busca quebrar a maneira convencional de fazer as coisas e de desacreditado vira vencedor. Desta vez ela não é técnico e nem jogador, mas o gerente responsável pela compra e venda dos jogadores. Ele usa um método estatístico de avaliar jogadores criado por um economista formado em Yale. O filme é correto em roteiro, fotografia e direção. Os autores correspondem, embora Brad Pitt não está nos melhores.