domingo, 25 de novembro de 2012

Monte Carlo

Filme divertido com três amigas do Texas que viajam a Paris e lá perdem a excursão. No mesmo dia, uma delas é confundida com uma milionária que está indo para Monte Carlo para um leilão beneficente. As três amigas embarcam nessa e tudo começa a dar certo e errado. A história é previsível, mas é um bom divertimento para a família, com o glamour de Monte Carlo combinado com valores texanos e adolescentes.

sábado, 24 de novembro de 2012

Heleno, o home que chutava com a cabeça

Em fotografia P&B de Walter Carvalho, o filme relata o drama do perdedor jogador de futebol Heleno de Freitas. Uma mistura de Cristiano Ronaldo na arrogância e do Imperador nas farras, o filme conta praticamente a sua trajetória dramática sem que possamos ver o seu sucesso de verdade. Temos os relatos de jornais. Mas o seu drama é forte e acaba ficando forte e cansativo no filme. Rodrigo interpreta bem e não é surpresa, mas Alinne Morais surpreende muito na interpretação cinematográfica. Outra coisa surpreendente é que o som e as vozes não são de filme nacional. Em parte porque se fala pouco no filme, mas não é isso. Há uma mistura de narrativa em background com diálogos secos que não soam brasileiros. Soam cinema bom.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Marina Abramovic: the artist is present

Documentário muito bom sobre a exposição da artista performática sérvia no MoMA, em NY. Muito bem produzido, começa com sua história da sua arte, passa pelos preparativos da exposição e culmina com o surpreendente último dia de apresentação. Acho que o documentário chega a ser melhor do que ir a exposição. Tem a história, a presença da artista falando, e os envolvidos comentando. Claro que depois de assistir a exposição torna-se imperdível.
O filme é arte, uma linguagem suave, mais leve do que as performances de Marina (para não ser mais do que ela, claro). Marina e o filme tratam a nudez de uma forma muito bonita e natural. Ela e outros artistas são mostrados de forma clara e natural. Mas a surpresa final é a emoção no último dia de uma bela jovem do público resolve tirar a roupa na frente de Marina. Os seguranças estragam tudo e a jovem desaba no choro, depois de horas na fila para ficar na frente de Marina.

De vrais mensonges (Uma doce mentira)

Filme francês com Andrey Tatou e sua graciosidade. Sócia de um salão de beleza, ela contrata um empregado filhos de imigrantes, culto, que se demitiu da UNESCO para viver uma vida simples, na Provence. Ele envia uma carta anônima para ela. Ela despreza e envia para sua mãe, que está em depressão. Sua mãe ganha ânimo para a vida e acha que ele é quem está enviando as cartas para ela própria. Filme singelo sobre relacionamentos e uma paisagem num ensolarado litoral francês.

domingo, 4 de novembro de 2012

22 Balas

jean reno interpreta um mafioso imortal. um pouco inverossímil e um tanto melodramático, mas uma excelente produção francesa. Assassinatos de vingança e de controle das drogas. Falsa moral do crime. Família e perdas. Muito boa ação.

Touts les soleis

Filme francês que discute pessoas e relações. Anti esnobe, de propósito. Alessandro é de origem italiana e cria sua filha de 15 anos. A mãe morreu, a menina não se lembra e Alessandro ainda não se recuperou. O filem relata, de uma foram muito mais cômica e natural, as angustias do pai, o namoro da filha e a reconstrução da vida amorosa. E ainda tem as relações com amigos que são colocadas para encher o filme mais o torna mais humano. É um filme humano.

sábado, 3 de novembro de 2012

Straw Dogs (Sob o domínio do medo)

Refilmagem de um clássico de Sam Peckinpah. Já tinha assistido o original na TV, mas não me causou impacto. Este causou. A sensualidade de Kate Bosworth e o desejo de vingar-se dos caipiras nos coloca  no filme. Linguagem correta, focada na história e na tensão. História: um roteirista vai para a cidade interiorana de sua esposa, morar na casa deixada pelos pais. A casa precisa de reforma. Um grupo de amigos assume a reforma e passam a conviver com o casal. Além disso, as tensões de uma cidade pequena se desenrolam em um bar e acabam envolvendo os dois. O final é um confronto entre o casal e os caras da reforma e mais um treinador bêbado no qual o casal sai como herói.

Shadows and Lies

Filme com linguagem particular. Boa fotografia. Cenas lentas. Música minimalista... Filme metido a filme de arte. Claramente inspirado em Kubrick (De olhos bem fechado). New York e homem (galã) vai se envolvendo num submundo misterioso. Prostituição e drogas. Gangsters. Herói instrospectivo, abusado, sem medo e sem vitória. James Franco, Martin Donovan, Julianne Nicholson e Josh Lucas.